A política mauaense no combate à violência contra a mulher
Pré-candidata a vereadora, Iris Pereira aproveita a liderança do Juiz João Veríssimo, que atuou na Vara da Mulher, para levantar o debate sobre a violência entre os gêneros
A necessidade em se debater a questão da violência contra a mulher tem ganhado cada vez mais urgência. Isso porque os números aumentam em proporções alarmantes, é o que revela o Instituto Maria da Penha (IMP) em um levantamento que mostra que a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. E o que é preciso para tornar o debate em ações efetivas? Esse é o desafio da política hoje. Em Mauá, não é diferente. O Podemos traz a discussão para o espaço público com representantes femininas como pré-candidatas, a exemplo da Iris Pereira.
"Ao longo da minha carreira, tive que lidar com muitas situações em que minhas clientes me confidenciaram sofrer algum tipo de violência. Diante dessa situação, tive o ímpeto de fazer a minha parte como ser humano e, principalmente, como mulher. O meu intuito é mostrar para essas mulheres que foram vítimas que elas não estão sozinhas”, explica a pré-candidata que também é esteticista em Mauá.
A situação de violência acontece, muitas vezes, na casa dessas mulheres. Segundo os dados de 2018 da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em uma pesquisa com o Datafolha, 42% dos casos de violência contra a mulher registrados no ano de 2018 aconteceram em ambiente domiciliar. Esses são apenas os casos denunciados, a projeção é de que, pelo menos, 52% das mulheres vítimas não chegam a denunciar as ocorrências.
“É importante termos um debate amplo, que inclua homens e mulheres, e por isso da minha honra em ter o Juiz João Veríssimo como parte desse projeto”, completa Iris. O Juiz João, pré-candidato a prefeito de Mauá, tem na trajetória como magistrado passagens pela Vara da Mulher, quando lidou com casos de violências diversas.
“Não dá para negarmos a necessidade de incluir esse tema em sociedade. É difícil falar sobre violência, evidencia traumas e questões delicadas, mas é exatamente por isso que não podemos deixar para depois. A política mauaense precisa abraçar a defesa da mulher agredida”, afirma João.




Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...