Pequenas atitudes podem salvar vidas

Por Portal Opinião Pública 03/09/2020 - 11:51 hs
Foto: Divulgação

Por Dr. Cincinato

Setembro é o mês dedicado a prevenção ao suicídio, onde chamamos de Setembro Amarelo, uma atitude feita com intuito de salvar e preservar vidas, que desde 2014 é movimentada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Segundo essas entidades, cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e um milhão no mundo, uma realidade que poderia ser revertida com mais apoio social tanto médico como familiar.

Qual foi a última vez que você disse eu te amo? Ou se fez presente mesmo a distância na vida de alguém?

Podemos reverter essas estáticas se em meio a correria do dia a dia começarmos a notar quem nos rodeia, é possível termos um ente querido com depressão, ansiedade ou pânico e por que focamos mais em coisas externas deixamos de lado essa pessoa que tanto precisa de apoio.

Uma mensagem de amor e esperança pode salvar vidas, não podemos ver as doenças psíquicas, mas somos capazes de oferecer apoio, recomendar o auxílio psicológico e dar afeto por meio de um ombro amigo. Não se prendam apenas a esse mês para se olhar para quem precisa, se puder ajude o ano todo.

Um abraço e força para todos vocês do seu sempre amigo Dr. Cincinato.