Candidato do PRTB à Prefeitura de Mauá, Mauro Roman apresenta suas propostas

Por Portal Opinião Pública 29/10/2020 - 10:05 hs
Foto: Divulgação
Candidato do PRTB à Prefeitura de Mauá, Mauro Roman apresenta suas propostas
Policial federal Mauro Roman tem no combate a corrupção uma de suas principais plataformas

Candidato a prefeito de Mauá pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), o policial federal Mauro Roman é o quinto entrevistado de uma série de conversas exclusivas, promovidas pelo Jornal Opinião Pública, com candidatos da cidade.

Participando pela primeira vez de uma corrida eleitoral no município, Roman mostrou algumas das propostas e projetos que acredita serem viáveis para a cidade nos mais diferentes setores. Confira o bate-papo abaixo. 

Jornal Opinião Pública - A saúde é uma das principais preocupações da população mauaense no momento. Como é possível melhorá-la tanto em estrutura quanto no serviço que é prestado? 

Mauro Roman - Recentemente morreu uma bebê de 15 dias de vida no Hospital Nardini por falta de vaga para sua necessária cirurgia. A corrupção mata. Vamos construir um hospital e outras unidades de saúde para suprir a falta de vagas especializadas para cada caso, com recursos federais, tendo em vista o apoio que o vice-presidente da república, Mourão, está dando para minha candidatura, inclusive ele gravou um vídeo junto comigo onde ele pede voto para mim em Mauá, vocês podem acessar o vídeo na página www.policialfederalmauroroman.com.br. Focaremos na prevenção e humanização dos serviços. Vamos cobrar cada centavo desviado da saúde, entrego tudo na polícia federal.

Lógico que para fazer funcionar a saúde e toda a administração pública municipal é necessário também aperfeiçoar os mecanismos de controle do dinheiro público e para isso implantaremos a participação como fiscais voluntários e testemunhas de 2 pessoas do povo em todas licitações e também para acompanhar a execução dos contratos. Qualquer cidadão terá o direito de fiscalizar as unidades de saúde, entrando dentro delas, acompanhado por um funcionário público, para ver o cumprimento dos horários de trabalho, presença dos médicos, estoques de materiais, remédios, etc. E, ainda, implantaremos uma DELECOR, Delegacia da Polícia Federal, especializada no combate à corrupção, dentro do prédio do paço municipal, para fiscalizar Mauá e todo ABC, combater a corrupção salva vidas. 

JOP - Muitos pais reclamam sobre a falta de vagas em creches da cidade. Qual caminho pode ser seguido para resolver esse problema? Além disso, é possível que pós-pandemia, a cidade sofra com a migração de alunos da rede particular para a pública. É possível atender essa nova demanda que deverá se formar? 

MR - Sim, em parceria vamos disponibilizar vagas na rede privada. Vamos construir mais creches com período integral para ajudar os pais que precisam trabalhar e não tem como pagar uma vaga na rede particular. Vamos investir em novas disciplinas como nutrição, meditação, música, inglês, robótica, criação de jogos didáticos, informática, tenho filho pequeno e sei o potencial que as crianças têm, e o município é responsável por isso. Além disso, temos o compromisso na adoção de protocolo para o ensino Cívico Militar que pode ajudar muito a cidade, lógico que adaptado a cada faixa etária da criança em desenvolvimento. 

JOP - O que precisa ser feito para melhorar o serviço de transporte público coletivo e a estrutura dos terminais rodoviários em Mauá, outro setor que gera muitas reclamações da população? 

MR - Acabaremos com o monopólio do transporte público em Mauá, colocaremos no mínimo 2 empresas com tarifa menor que atual, e permitiremos o transporte por vans e outros carros, devidamente habilitados, para desafogarem a demanda nos horários de pico. Suspeitamos que a corrupção está em todas as áreas em Mauá, inclusive nos transportes. A prática histórica é que empresas mal intencionadas compram os candidatos a prefeito já na fase da campanha e depois ele fica com as mãos atadas, por isso recusei 15 milhões de reais para minha campanha, pois não aceito corrupção e denunciei este fato na polícia federal, fornecendo os nomes dos envolvidos, vocês podem acessar o protocolo na polícia federal, que prova o que estou falando, na minha página já referida na resposta sobre a pergunta tema saúde. E ainda fiz um empréstimo pessoal, para custear minha campanha, conforme prova no site “http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2020/2030402020/66893/250000848766” da justiça eleitoral. Vamos revitalizar os terminais e construir novos para melhor atender o usuário. 

JOP - Quais são as políticas públicas que podem ser usadas para levar uma sensação de segurança maior aos munícipes? 

MR - Instalação da guarda comunitária nos bairros, implantação de câmeras com reconhecimento facial para identificar possíveis criminosos e imediatamente serem enviadas viaturas para atuarem na prevenção. Seguindo o exemplo da cidade de São Caetano do Sul que as câmeras capturam placas de veículos tendo no seu interior criminosos e com isso reduziu em muito a criminalidade.

Treinamento para os guardas e punição severa para os criminosos dentro da guarda municipal para que essa minoria, que chamamos de “banda podre” seja penalizada e com isso daremos o recado para todos de que o cidadão de bem tem que ser respeitado. Eu mesmo já fui vítima de alguns guardas municipais e informei os casos para a Polícia Federal que já está tomando as devidas providências. 

JOP - Especialmente após a pandemia temos visto um número crescente de pessoas que estão desempregadas ou trabalhando na informalidade. Quais meios podem ser utilizados para gerar mais empregos na cidade e aproveitar melhor o potencial do polo industrial da cidade? 

MR - Atualmente se cria dificuldade para se vender facilidades, vamos acabar com isso facilitando para quem queira investir na geração de empregos e para isso criaremos cursos livres rápidos, técnicos e graduação superior (tecnólogo) voltados para o mercado de trabalho local e novos mercados, atraindo empreendedores também com permissão de uso gratuito de terrenos e outros benefícios, lógico que tudo dentro da lei e exigindo a respectiva contrapartida em empregos para o povo mauaense, portanto,  para aqueles que queiram investir em áreas promissoras para o futuro como: inteligência artificial; internet 5G; robótica; programação de computadores; baterias com alta autonomia para transportes movidos a energia elétrica,  indústria de veículos elétricos, projetos cidade do futuro, etc, daremos total apoio. 

JOP - O que pode ser feito em Mauá para levar mais opções de cultura, esporte e lazer para os munícipes, principalmente para os jovens? 

MR - Criaremos espaços onde os jovens e os munícipes possam adquirir mais cultura, praticar esportes e passar o tempo de forma agradável e útil. Não roubando e não deixando roubar o dinheiro do povo, teremos mais recursos para isso e ainda como vamos extinguir 11 secretarias que servem mais como “cabide de emprego”, o dinheiro vai aparecer. Acrescento ainda que com o apoio ao setor produtivo que daremos a economia da cidade vai crescer e com isso a arrecadação para os cofres públicos aumentará. Vamos criar a secretaria da terceira idade, eles merecem. 

JOP - Mauá possui muitas famílias vivendo em situação irregular e também em áreas de risco. Você possui alguma política para melhorar essa situação? 

MR - Olha isso deveria ser um caso de polícia, é grave o que acontece ou está acontecendo nessa questão em Mauá. O povo não tem culpa, porque precisa e quer condições para viver. O grande problema é que os velhos políticos acreditam que quanto mais miserável for o povo será mais fácil para eles comprarem votos. Nosso déficit habitacional será zerado com políticas públicas voltadas para essa área. Vamos, com a ajuda do Estado e da União, construir moradias a preços populares e fazer a regularização fundiária, além de removermos para áreas seguras as famílias em área de risco. 

JOP - Ainda existe uma deficiência na cidade com relação a serviços urbanos simples, como iluminação pública e tapa-buracos. O que pode ser feito para diminuir esses problemas? 

MR - A prefeitura tem concursados técnicos competentes para fazerem as coisas, o problema é o prefeito atual que não sabe gerir, pagamos a taxa do lixo e a cidade está suja, e ainda há suspeita levantada pela polícia federal de que a lei da taxa do lixo foi vendida, por isso vamos cancelar essa taxa, a população não merece pagar por serviços públicos sem eficiência. Vamos recapear as ruas e levar iluminação para as que ainda não tem.