Editorial - Nova onda

Por Portal Opinião Pública 05/11/2020 - 12:37 hs
Foto: Freepik

A Europa voltou a ligar o sinal de alerta contra a Covid-19. Após abrandarem as medidas de confinamento e distanciamento social, ao conterem a primeira onda de contaminações, vários países do velho continente voltaram a tomar medidas drásticas para tentar conter uma segunda onda de contágio que vem se espalhando pelo continente.

Somente no fim de semana, os governos de Alemanha, França e do Reino Unido, decretaram a imposição de um novo “lockdown parcial” para tentar frear a disseminação do vírus, que tem aumentado de maneira alarmante nesses países. Na Alemanha, por exemplo, bares e restaurantes estão proibidos de abrir, assim como alguns outros estabelecimentos. Determinados comércios e escolas seguirão abertos, mas as recomendações são para que as pessoas fiquem em casa, caso não seja necessário sair. Além disso, encontros sociais estão limitados a um máximo de 10 pessoas. Só para lembrar, a Alemanha foi um dos países europeus que melhor conseguiu controlar a pandemia.

Na França, as medidas são semelhantes e as pessoas que saírem precisarão justificar o motivo. Já as escolas terão protocolos específicos pra funcionar. No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson afirmou que o “lockdown” durará um mês, podendo ser encerrado em 2 de dezembro, caso os casos estejam controlados. Portugal e Itália também adotaram medidas parecidas e estão fechando estabelecimentos a fim de evitar o aumento de casos.

Como mostram as ações desses países, todo cuidado é pouco com uma pandemia que já registrou quase 50 milhões de casos em todo o mundo (só no Brasil são mais de 5,5 milhões de registros) e mais de um milhão de mortes ao redor do globo. E por aqui, não devemos facilitar. É preciso ter responsabilidade para que não sigamos sofrendo com esse problema.