Editorial - Eleições 2020

Por Portal Opinião Pública 19/11/2020 - 12:34 hs
Foto: Divulgação / TSE

As eleições municipais de Mauá trouxeram mudanças e novidades importantes. No Legislativo, apenas sete dos 23 vereadores em atual mandato conseguiram se reeleger, o que significa que a partir do dia 1º de janeiro de 2021 teremos 16 novos parlamentares na Casa de Leis do município. Já na disputa pelo Executivo, alguns novos nomes se destacaram na disputa, ainda que o segundo turno seja disputado por dois velhos conhecidos na cidade.

Começando pela Câmara Municipal, ver tantos nomes novos (e alguns antigos) dividindo o Legislativo mostra que, apesar de muitos eleitores desejarem uma renovação profunda nos quadros políticos da cidade, ficamos no meio do caminho. Se por um lado sete vereadores continuarão seus trabalhos que vem do último ou dos últimos pleitos e outro voltará ao parlamento, outros tantos terão a chance de, pela primeira vez, representar a população e desenvolver um trabalho de quatro anos, fato que traz um equilíbrio para a Casa.

O ponto ruim, contudo, fica ainda pela falta de representação feminina na Câmara. Pela segunda eleição seguida nenhuma candidata conseguiu se eleger, sendo que a mais votada (Gabriela Torres, da UP) ficou somente no 27º lugar geral, ainda que seu resultado seja uma conquista importante por ser alguém tão jovem e de um partido novo.

No majoritário, o atual prefeito Atila Jacomussi foi o mais votado no primeiro turno e enfrentará o vereador Marcelo Oliveira no dia 29. Entretanto, há de se destacar os desempenhos de alguns candidatos de primeira viagem, como o juiz João Veríssimo, que ficou em terceiro lugar em uma disputa acirrada com Oliveira, e também de Zé Lourencini, quarto, e Mauro Roman, quinto. Ambos ficaram a frente do ex-prefeito Donisete Braga, por exemplo. Além disso, Amanda Bispo, outra novata, também teve uma boa votação expressiva se levarmos em conta sua juventude e de seu partido, superando a ex-deputada estadual Vanessa Damo.

Ainda devemos voltar às urnas em 29 de novembro para selar a corrida ao Paço Municipal. Mas cabe a todos os eleitores, desde já, ficar atentos e cobrar dos vereadores que ainda estão na Câmara, e dos que estão eleitos para o próximo mandato as mudanças necessárias para que a cidade possa caminhar e se desenvolver da maneira que desejamos.