Mark Zuckerberg anuncia suspensão de Donald Trump do Facebook e do Instagram

Por Portal Opinião Pública 07/01/2021 - 16:27 hs
Foto: Freepik

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira (7) a suspensão das contas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na plataforma e no Instagram pelo menos até a posse do presidente eleito Joe Biden, marcada para 20 de janeiro. 

Em um comunicado postado em seu perfil no Facebook (leia completo mais abaixo), Zuckerberg ligou a suspensão das contas de Trump nas duas plataformas à invasão do Capitólio nesta quarta-feira (6) - provocada por extremistas apoiadores do republicano - durante a certificação da vitória de Biden no Congresso. Horas antes da invasão, Trump havia feito um comício em Washington insuflando seus adeptos a irem até o Legislativo americano. Ao todo, quatro pessoas foram mortas durante a invasão. 

Segundo o presidente do Facebook, a prioridade no momento é garantir que os dias que sucedem a posse do democrata e os dias posteriores ao evento sejam de paz em todo o país. Zuckerberg lembrou ainda que permitiu a Trump o uso de suas redes nos últimos anos como forma de avalizar ao seu público o direito de conhecer o discurso político, ainda que controverso e mesmo que em algumas ocasiões tivesse de remover ou rotular certos conteúdos que violavam as políticas da plataforma. 

Zuckerberg encerrou o comunicado declarando que “permitir que o presidente continue a utilizar o nosso serviço durante este período são simplesmente grandes demais” e que a plataforma prolongará “o bloqueio que colocamos em suas contas do Facebook e do Instagram por tempo indeterminado e durante pelo menos as próximas duas semanas até que a transição pacífica do poder esteja concluída”. 

Leia o comunicado na íntegra 

Os chocantes eventos das últimas 24 horas demonstram claramente que o presidente Donald Trump pretende utilizar o seu tempo restante no cargo para minar a transição pacífica e lícita de poder para o seu sucessor eleito, Joe Biden. 

A sua decisão de utilizar a sua plataforma para perdoar em vez de condenar as ações dos seus apoiadores no Capitólio incomodam pessoas nos EUA e em todo o mundo. Removemos estas declarações ontem porque julgamos que o seu efeito -- e provavelmente a sua intenção – seria de provocar mais violência. 

Após a certificação dos resultados das eleições pelo Congresso, a prioridade para todo o país deve agora ser garantir que os 13 dias restantes (de mandato de Trump) e os dias após a tomada de posse sejam pacíficos e de acordo com as regras democráticas estabelecidas. 

Nos últimos anos, permitimos que o Presidente Trump utilizasse a nossa plataforma consistente com as nossas próprias regras, por vezes removendo conteúdo ou rotulando as suas publicações quando elas violavam as nossas políticas. Fizemos isso porque acreditamos que o público tem o direito mais amplo possível ao discurso político, até mesmo ao discurso controverso. Mas o contexto atual é agora fundamentalmente diferente, envolvendo o uso da nossa plataforma para incitar a insurreição violenta contra um governo democraticamente eleito. 

Acreditamos que os riscos de permitir que o Presidente continue a utilizar o nosso serviço durante este período são simplesmente grandes demais. Portanto, estamos prolongando o bloqueio que colocamos em suas contas do Facebook e do Instagram por tempo indeterminado e durante pelo menos as próximas duas semanas até que a transição pacífica do poder esteja concluída.