Mauá inicia ações para coibir aglomerações de pessoas na Avenida Portugal

Por Portal Opinião Pública 14/01/2021 - 09:36 hs
Foto: Prefeitura Municipal de Mauá / Divulgação
Mauá inicia ações para coibir aglomerações de pessoas na Avenida Portugal
Fechamento do canteiro central da Avenida Portugal é medida para combater aglomeração

 

Iniciativa começou no último fim de semana e visa combater disseminação do coronavírus 

A Prefeitura de Mauá iniciou, no último sábado (9), uma ação de fiscalização contra as aglomerações na Avenida Portugal. O local é utilizado por muitos jovens como um ponto de encontro, dada a variedade de estabelecimentos como bares e restaurantes existentes na região. O objetivo da iniciativa é conter disseminação do coronavírus na cidade.

Segundo a administração municipal, o trabalho que tem sido realizado no local é intensivo e conta com o apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e de agentes de trânsito, que poderão orientar as pessoas que estiverem passando pela avenida.

Com essa atuação, Mauá, além de seguir as recomendações do Governo do Estado para reduzir os índices da pandemia do novo coronavírus, também pretende buscar uma relação mais harmônica e segura entre comerciantes, jovens em busca de diversão e os moradores. 

Além disso, desde o fim de semana está proibido estacionar veículos nos canteiros centrais da Avenida Portugal. O local já foi contornado por cercas metálicas para evitar, além da entrada de carros e motos, a formação de grupos de pessoas sem o devido distanciamento social.

Questionada pelo Jornal Opinião Pública sobre a realização de novas ações na cidade, em relação a uma possível inspeção de bares e restaurantes da Avenida Portugal quanto ao cumprimento das medidas impostas pelo Plano São Paulo (leia mais abaixo), além da fiscalização de aglomerações em outros pontos do município, a administração municipal, por meio de sua assessoria de imprensa, comunicou que “por enquanto, as ações vão se manter no mesmo padrão do final de semana passado. Entre as quais estão o isolamento do canteiro central para impedir o estacionamento de veículos e a aglomeração de pessoas e os agentes do Departamento de Trânsito e da Guarda Civil Municipal orientando quanto ao distanciamento social e o uso de máscaras”. 

Região segue na fase amarela do Plano São Paulo 

Atualmente Mauá, assim como as demais cidades do Grande ABC, a capital e outras 12 regiões do Estado, estão na fase amarela do Plano São Paulo, que trata da flexibilização econômica no período de quarentena. Outras quatro regiões de São Paulo (Presidente Prudente, Marília, Sorocaba e Registro) permanecem na fase laranja e possuem mais restrições.

Nesta fase do plano São Paulo, é permitido, por exemplo, o limite de 40% de ocupação em um estabelecimento de qualquer setor com relação a sua capacidade máxima. Anteriormente, esse percentual variava por setor; o atendimento presencial ao público até as 22h em qualquer setor, exceto bares, que podem funcionar somente até as 20h; e o funcionamento de no máximo 10 horas por dia para todos os setores.

Na última sexta-feira (8), o Governo do Estado anunciou algumas modificações no plano de flexibilização da economia em relação às atividades que poderiam continuar funcionando durante cada fase e nos indicadores de saúde, utilizados para definir se uma região pode ou não mudar de estágio.

Na nova regulamentação, para que uma região passe da fase amarela para a verde, por exemplo, é necessário que nos 14 dias anteriores à reclassificação sejam registradas no máximo 30 internações por Covid-19 a cada 100 mil habitantes e apenas 3 óbitos por 100 mil habitantes. A alteração visa endurecer as regras.