Corinthians goleia o Fluminense e se aproxima de zona de classificação para a Libertadores

Por Portal Opinião Pública 14/01/2021 - 11:46 hs
Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Jogando na Neo Química Arena, nesta quarta-feira (13), o Corinthians atropelou o Fluminense por 5x0 e colou nos rivais na briga por uma vaga na próxima Taça Libertadores da América. O Timão chegou aos 42 pontos, um a menos que o time carioca, e pulou para o oitavo lugar ultrapassando o Santos nos critérios de desempate. 

Dominando o jogo desde os primeiros minutos, os paulistas abriram o placar aos 25 minutos, com o atacante Jô. Após bela trama pela direita, o lateral Fagner cruzou para Gustavo Mosquito finalizar. O goleiro Marcos Felipe defendeu parcialmente e, no rebote, o centroavante só empurrou para as redes. Ainda no primeiro tempo, o Timão criou pelo menos mais uma boa chance, com Mateus Vital. O meia chutou da entrada da área para grande defesa de Marcos Felipe. A bola ainda bateu na trave. 

Na segunda etapa, o Fluminense voltou mais ofensivo. Porém, foi o Corinthians quem seguiu mandando no jogo. Logo aos 10 minutos, Gabriel roubou a bola no meio-campo e rapidamente acionou Gustavo Mosquito, que partiu pela direita em velocidade. O atacante então passou para Cazares, que dentro da área bateu de chapa, rasteiro, para ampliar o placar. 

Aos 16, veio o terceiro. Cantillo fez belo lançamento para Fagner, que entrou nas costas da zaga do Tricolor. O lateral dominou dentro da área e chutou forte, cruzado, para vencer Marcos Felipe e dar ainda mais tranquilidade aos donos da casa. Cinco minutos depois, a grande vitória se transformou em goleada, com mais um belo gol, desta vez de Mateus Vital. O meia recebeu passe de Gabriel na intermediária ofensiva, carregou pelo meio e, de fora da área, chutou colocado para marcar o quarto gol corintiano. 

Desnorteado em campo, o Fluminense ofereceu pouca resistência ao Corinthians e ainda sofreu o quinto gol, aos 45 minutos. O menino Gabriel Pereira recebeu no bico da grande área, cortou para o meio e chutou rasteiro. O goleiro Marcos Felipe espalmou para o lado, mas Camacho recuperou e cruzou rasteiro para Luan, que só teve o trabalho de desviar para o gol. 5x0 e vitória consumada. 

O resultado colocou o Corinthians de vez na briga por uma vaga na Taça Libertadores da América de 2021, já que os seis primeiros colocados garantem vaga na competição continental (os quatro primeiros entram direto na fase de grupos e o quinto e sexto colocados vão para a fase de pré-classificação). Entretanto, o Timão poderá se classificar mesmo se terminar em sétimo ou oitavo, caso os campeões da Copa do Brasil (Palmeiras ou Grêmio) e da Libertadores (Palmeiras ou Santos), terminem o Brasileirão entre os seis primeiros. 

A vitória por 5x0 diante do Fluminense também se tornou a maior goleada do confronto entre as duas equipes. Anteriormente, o placar mais elástico em favor do Corinthians havia sido um 4x1, em um amistoso disputado em 1941. Já o maior placar do confronto tinha sido conquistado pelo Tricolor: uma vitória por 5x1 no Torneio Rio-São Paulo de 1959.