Fórmula 1 anuncia mudanças no calendário e adianta GP de São Paulo em uma semana

Por Portal Opinião Pública 14/01/2021 - 12:02 hs
Foto: Reuters / Hamad I Mohammed / Direitos Reservados

A Fórmula 1 anunciou, nesta terça-feira (12), uma mudança significativa em seu calendário para a temporada 2021. O GP da Austrália, que será disputado em Melbourne e deveria abrir o campeonato mundial no dia 21 de março, foi transferido para o dia 21 de novembro. Com isso, a principal categoria do automobilismo mundial terá sua primeira corrida disputada no Bahrein, no dia 28 de março.

A decisão dos organizadores da Fórmula 1 leva em conta as restrições impostas pelo governo australiano em relação a chegada de viajantes de fora do país, no intuito de conter uma possível nova onda de contaminações pela Covid-19. O encaixe de uma nova data para a corrida em Melbourne, contudo, mexe diretamente com o GP de São Paulo. Marcada originalmente para o dia 14 de novembro, a prova a ser disputada no circuito de Interlagos foi adiantada em uma semana e acontecerá no dia 7 de novembro.

Outra novidade divulgada pela categoria é a realização de duas provas na Itália. Além da tradicional etapa no autódromo de Monza, marcada para o dia 12 de setembro, a Fórmula 1 desembarcará mais uma vez no circuito de Ímola, desta vez logo no início do campeonato. O grande prêmio ocorrerá no dia 18 de abril e será a segunda prova do ano.

Além disso, outras duas etapas ainda precisam de confirmação. Uma delas é o GP da China, em Xangai, que ainda não tem data estipulada no calendário divulgado pela categoria. A outra é o GP do Vietnã, inicialmente seria disputada em 2 de maio. A realização da corrida, entretanto, está em dúvida após a prisão de um de seus organizadores. Especula-se que o circuito de Portimão, em Portugal, volte a receber uma prova caso a etapa vietnamita, de fato, não aconteça.

Até o momento, o calendário 2021 da Fórmula 1 conta com 23 etapas e terá, pelo menos, dois novos grandes prêmios: o GP da Holanda, no circuito de Zandvoort (5 de setembro), e o GP da Arábia Saudita, nas ruas de Jidá (5 de dezembro). A etapa de fechamento da temporada continua ocorrendo em Abu Dhabi e neste ano será disputada no dia 12 de dezembro.