Em mega troca, James Harden deixa o Houston Rockets e vai para o Brooklin Nets

Por Portal Opinião Pública 14/01/2021 - 12:14 hs
Foto: AP: Mark Mulligan

Considerado um dos melhores jogadores da NBA na atualidade, o ala-armador James Harden está de mudança. Após nove anos defendendo o Houston Rockets, o “Barba” foi a peça central de uma mega negociação – que envolveu além dos Rockets e dos Nets, o Cleveland Cavaliers e o Indiana Pacers - e agora jogará pelo Brooklin Nets, ao lado dos astros Kevin Durant e Kyrie Irving. Ao todo, a troca envolve sete jogadores e dez escolhas de “Draft”, o recrutamento de novos jogadores vindos das universidades ou de outros países para a liga americana de basquete. 

Pela saída de Harden, o Houston Rockets recebeu três jogadores na negociação: o armador Dante Exum, que estava no Cleveland Cavaliers, o ala-pivô Rodions Kurucs, que atuava no Brooklin Nets, e o ala-armador Victor Oladipo, vindo do Indiana Pacers. Além disso, a equipe texana levou ainda oito escolhas de primeira rodada no draft, sendo sete delas dos Nets (2021 a 2027) e uma do Milwaukee Bucks (2022), que pertencia ao Cavaliers devido a uma negociação anterior. Todas as escolhas são desprotegidas, ou seja, não possuem cláusulas que impedem sua obtenção. Caberá ainda ao Houston Rockets a opção de permanecer com sua escolha de draft ou trocá-la automaticamente com o Brooklin Nets em quatro dos próximos sete recrutamentos (2021, 2023, 2025 e 2027). 

Já o time de Nova York, além de receber James Harden, ficou com uma escolha de segunda rodada no draft (2024), oriunda do Cleveland Cavaliers. Já a franquia de Ohio recebeu, em contrapartida, o ala Taurean Prince e o pivô Jarrett Allen, que atuavam pelo Nets. Enquanto isso, o Indiana Pacers ficou com o ala-armador Caris LeVert, que vinha sendo um dos destaques do Brooklin Nets na temporada, além de uma escolha de segunda rodada no draft (2023) vinda do Rockets. 

As negociações envolvendo uma troca de James Harden ganharam força nesta quarta-feira (13), após o ala-armador criticar publicamente a equipe no dia anterior, durante entrevista coletiva pós-jogo. Na terça-feira (12) o Houston Rockets foi derrotado pelo Los Angeles Lakers por 117 a 100. Visivelmente fora de forma, Harden afirmou que não via como continuar na franquia. Além do Brooklin Nets, o Philadelphia 76ers era um dos interessados em ficar com o atleta, segundo a mídia norte-americana. Contudo, as negociações não avançaram. 

Atualmente com 31 anos, James Harden chegou ao Houston Rockets em 2012, após ser trocado pelo Oklahoma City Thunder – onde jogou com Durant -, time que o draftou em 2009. Na franquia texana, o Barba foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da liga na temporada 2017/2018, além de ter sido selecionado para o Jogo das Estrelas em oito oportunidades, e de fazer parte das equipes ideais da NBA por sete vezes (2013, no terceiro time, e 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020 na primeira equipe).