Nadador paralímpico Daniel Dias anuncia que se aposentará após Jogos de Tóquio

Por Portal Opinião Pública 14/01/2021 - 12:56 hs
Foto: Washington Alves/EXEMPLUS/CPB

Um dos maiores nomes do esporte paralímpico no mundo, o nadador brasileiro Daniel Dias anunciou em seu perfil no Instagram, nesta terça-feira (12), que irá se aposentar das competições após os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que terão início em 24 de agosto deste ano.

Segundo Dias, a decisão de se retirar das piscinas após 16 anos de carreira já vinha sendo amadurecida há algum tempo e levou em conta diversos fatores. “Esta decisão já está tomada há um tempo, eu já venho traçando objetivos e o plano de anunciar a aposentadoria. Sou muito grato pela natação. Eu jamais imaginei que eu chegaria aonde cheguei. Se eu fosse escrever, lá quando eu comecei há 16 anos atrás, tudo que eu conquistei, eu jamais iria conseguir escrever isso, colocar nas palavras se eu fosse ler esta carta hoje, não seria tão perfeito como foi”, disse.

Já sobre a escolha de parar após os Jogos de Tóquio, o nadador entende que essa é a melhor forma de encerrar esse ciclo de sua vida. “É o final de um ciclo e fases da nossa vida. E sem dúvida é o maior evento do Movimento Paralímpico e poder dizer o adeus nesse evento, é um momento espetacular, um momento de muita alegria”, afirmou Dias, que deverá nadar quatro provas individuais e possivelmente um revezamento, durante sua última participação na competição.

Quanto ao futuro longe das piscinas, Dias atuará como membro da Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro e na Comissão Nacional de Atletas no biênio de 2020-2022. Além disso, ele continuará à frente do Instituto Daniel Dias, que visa a inclusão social por meio do esporte, e seguirá atuando como palestrante.

O paratleta de 32 anos é dono de marcas impressionantes em sua carreira. Em quatro Jogos Parapan-Americanos disputados, Dias conquistou trinta e três medalhas de ouro em trinta e três provas disputadas. Em campeonatos mundiais, o desempenho do nadador também é excelente. São quarenta medalhas acumuladas, sendo trinta e uma de ouro, sete de prata e duas de bronze. Já em Jogos Paralímpicos, Daniel Dias amealhou vinte e quatro medalhas no total, sendo catorze de ouro, sete de prata e três de bronze. Além disso, ele é o único brasileiro a ter três Troféus Laureus, premiação que é considerada o “Oscar do Esporte”.