Imunização contra a Covid-19 começa em Mauá e na região

Por Portal Opinião Pública 21/01/2021 - 09:58 hs
Foto: Edu Guimarães / Prefeitura Municipal de Mauá / Divulgação
Imunização contra a Covid-19 começa em Mauá e na região
Auxiliar de enfermagem, Francisca Chagas recebendo a dose da CoronaVac

Após uma longa espera, enfim, a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi iniciada no Brasil e em Mauá. Nesta terça-feira (19), a auxiliar de enfermagem Francisca das Chagas e Silva de Lima, de 72 anos, foi a primeira cidadã mauaense a receber uma dose da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. Conhecida como Fran, a profissional da saúde já atua a 33 anos na área, sendo que os últimos 26 foram dedicados à UBS do Jardim Santa Lídia.

A aplicação do imunizante foi realizada pelo enfermeiro Rodrigo Antunes Pinheiro, que também tem um longo histórico de 17 anos de serviços prestados no sistema de saúde da cidade, e ocorreu na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Zaíra. O prefeito Marcelo Oliveira (PT) e a secretária de Saúde Célia Bortoletto acompanharam o ato.

De acordo com informações da Prefeitura de Mauá, a expectativa era de que 40 profissionais do período noturno que atuam na UPA fossem vacinados e que a partir desta quarta-feira (20), o cronograma estipulado no Plano Municipal de Vacinação fosse seguido.

Ao todo, o governo do Estado de São Paulo enviou 4.760 doses do imunizante ao município nesta primeira leva. O número de doses, contudo, é considerado insuficiente até mesmo para imunizar os 11 mil profissionais do setor da saúde - essa base se dá pelo último relatório emitido após a campanha de vacinação da H1N1, realizada em Mauá. Apesar disso, o chefe do Executivo mauaense, que recentemente assinou um protocolo de intenção para a compra de mais doses para a cidade, ressaltou que o início da vacinação contra a Covid-19 em Mauá representa um grande passo no combate ao coronavírus.

“Essa é uma data muito importante para nossa cidade e um passo definitivo para combater o novo coronavírus. Ainda há muito a ser feito por todos nós até chegar ao fim da pandemia. Mas, graças a Deus, iniciamos essa vacinação que nos enche de esperança”, afirmou.

Além disso, a gestão municipal afirmou que a cidade conta com insumos, como seringas e agulhas, suficientes para a aplicação das doses. Pelo Plano Municipal de Vacinação, quem atua na linha de frente no combate à Covid-19 e asilados (idosos e cuidadores das instituições de longa permanência para idosos) serão imunizados inicialmente, assim como os profissionais dos três hospitais particulares da cidade, do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, das 23 Unidades Básicas de Saúde e das quatro UPAs. A Prefeitura de Mauá ainda aguarda o recebimento de um novo lote das vacinas para iniciar a imunização de demais grupos prioritários. 

Vacinação na região 

Não foi apenas Mauá que iniciou a vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira. As outras seis cidades do Grande ABC começaram, simultaneamente, a imunização após uma reunião por videoconferência em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Assim como em Mauá, as primeiras doses foram destinadas aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do atendimento ao coronavírus.

Ao longo da tarde e início da noite, a região recebeu 39.320 doses da CoronaVac. Conforme divisão realizada pelo Governo do Estado, serão 11.840 doses para São Bernardo do Campo, 11.360 para Santo André, 4.800 para São Caetano do Sul, 4.480 para Diadema, 1.640 para Ribeirão Pires e 440 para Rio Grande da Serra.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, comemorou o início da vacinação nas sete cidades, mas ressaltou que a região aguarda o envio de mais doses para ampliar a imunização.

“O dia de hoje é histórico e emocionante para os municípios da nossa região, que estão unidos e trabalhando para salvar vidas desde o início dessa pandemia. Vamos seguir o cronograma do Estado, começando com os profissionais de Saúde da rede pública que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Conforme recebermos mais doses, o objetivo é ampliar a vacinação para todos os grupos prioritários, seguindo todas as normas do Ministério da Saúde”, destacou Paulo Serra.