Editorial - Dias intensos no Brasil

Por Portal Opinião Pública 21/01/2021 - 12:01 hs
Foto: Reprodução / Divulgação

 

Os últimos dias têm sido intensos para os brasileiros, com notícias excelentes, que nos fazem enxergar uma luz no fim deste longo túnel que ainda estamos percorrendo ou que renovam nossas esperanças em dias melhores, e outras nada boas, que acabam nos fazendo lamentar profundamente. O brasileiro simplesmente não tem um minuto de paz.

A principal novidade da semana, com certeza, foi a aprovação das vacinas contra a Covid-19 e o início da aplicação de uma delas, a CoronaVac, em vários locais. Enquanto víamos vários países iniciarem seus programas de vacinação, ficamos por longas semanas aguardando que nossa vez chegaria. E ela chegou, ainda que tudo seja feito aos poucos. A imunização começou pelos grupos prioritários e ainda levará um tempo para que a maior parte da população receba sua dose. Mas já é um início.

Por outro lado, preocupa a confusão para a compra de insumos que serão utilizados na produção de novas doses. Se a aquisição não for feita rapidamente, pode ser que tenhamos um novo atraso na vacinação.

Não podemos nos esquecer ainda da situação terrível vivida na última semana pelo povo amazonense. Ver o desespero causado pela falta de oxigênio para tratar os pacientes das unidades de saúde em várias cidades do estado chocou. Vivemos um episódio inadmissível em um país como o Brasil, ainda mais em meio a uma pandemia. Entretanto, pelo menos vimos uma bela atitude de alguns artistas e personalidades, que se dispuseram a ajudar na compra e entrega destes cilindros para quem necessitava, além da ajuda de nossos vizinhos da Venezuela.

Tomara que tudo se normalize o mais rápido possível.