Santos perde pênalti e é derrotado pelo Fortaleza fora de casa

Por Portal Opinião Pública 22/01/2021 - 14:25 hs
Foto: Reprodução / santosfc.com.br

 

Com a cabeça na final da Taça Libertadores da América, no próximo dia 30, o Santos escalou um time reserva para encarar o Fortaleza, fora de casa, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. E em um jogo onde até conseguiu criar boas chances, o Peixe acabou sendo derrotado pelo Tricolor cearense por 2x0, ficando longe do G-6. 

Necessitando da vitória para fugir da zona de rebaixamento, o Fortaleza começou a partida tentando permanecer no campo de ataque, ao passo que os visitantes buscavam controlar o jogo. Com equilíbrio na posse de bola durante os primeiros dez minutos de jogo, nenhuma oportunidade importante foi criada. O primeiro lance de perigo, no entanto, veio aos 13 minutos, com o Santos. O volante Guilherme Nunes arriscou chute de longe e a bola passou perto do gol defendido por Felipe Alves. 

Com o passar do tempo, o Fortaleza passou a tomar mais a iniciativa e ficando mais tempo com a bola, tentava criar situações de ataque. O Peixe, porém, conseguia neutralizar bem as ações do adversário e não corria muitos riscos. A pressão do Tricolor aumentou após a primeira meia hora de jogo e os donos da casa assustaram em dois lances consecutivos.

Aos 32 minutos, o atacante Osvaldo cruzou na área. A zaga do Santos afastou e no rebote Romarinho finalizou. A bola foi desviada e saiu em escanteio. No minuto seguinte, nova bola alçada na área santista e Gabriel Dias cabeceou. A bola passou rente a trave. 

As oportunidades do Fortaleza acordaram o Santos, que foi ao ataque. Aos 36, o atacante Marcos Leonardo recebeu bom cruzamento, mas cabeceou pra fora. Aos 37, foi a vez de Madson perder boa oportunidade. Com mais volume, o Santos seguiu atacando e aos 39 conseguiu um pênalti. Lucas Braga avançou pela direita, deixou um marcador para trás e cruzou. A bola bateu no braço de Jackson, mas a jogada continuou, apesar dos protestos dos jogadores do alvinegro praiano. Depois de conferência no VAR, a penalidade foi marcada. Na cobrança, contudo, Jean Mota bateu fraco, no canto esquerdo do goleiro Felipe Alves que fez a defesa. 

Já nos acréscimos do primeiro tempo, o Fortaleza quase abriu o placar com David. O atacante invadiu a grande área pelo lado esquerdo e chutou cruzado para boa defesa do goleiro João Paulo. 

Na etapa complementar, o Tricolor voltou mais aceso e logo no primeiro minuto conseguiu um pênalti. Osvaldo recebeu na entrada da área, adiantou e acabou sendo derrubado por Madson. Na cobrança, Juninho bateu forte, deslocando o goleiro para colocar o Fortaleza em vantagem. 

O jogo seguiu parelho, com as duas equipes encontrando espaços para atacar em velocidade até que aos 20 minutos, o veterano Wellington Paulista ampliou a vantagem dos cearenses com estilo. O atacante Yuri César deu um belo passe para o centroavante, que de frente para o goleiro, deu um toque sutil para encobri-lo e marcar o segundo. 

Depois do segundo gol do Fortaleza, os donos da casa controlaram a partida e asseguraram três pontos importantes na luta contra o rebaixamento. O resultado alçou o Tricolor à 14ª posição, com 35 pontos, três a mais que o Vasco, primeiro time da zona de rebaixamento. Já o Santos manteve os 45 pontos e permanece em nono. 

No domingo (24), o Peixe recebe o Goiás na Vila Belmiro e o Fortaleza vai a Goiás enfrentar o Atlético Goianiense. As duas partidas acontecem às 18h15.