Palmeiras e Santos decidem a Libertadores neste sábado

Por Portal Opinião Pública 28/01/2021 - 10:38 hs
Foto: Site Oficial da Conmebol / Reprodução
Palmeiras e Santos decidem a Libertadores neste sábado
Palmeiras e Santos fazem terceira final brasileira da história da Libertadores neste sábado

Após entrarem em campo nesta terça-feira (26) para enfrentar Vasco e Atlético Mineiro, em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Santos já mudaram seu foco para a disputa da final da Taça Libertadores da América, que acontece neste sábado (30), às 17h no Maracanã. Essa é a quinta vez que as duas agremiações disputam o título continental em suas histórias. Tricampeão da competição, o alvinegro praiano busca seu quarto troféu (venceu o campeonato em 1962, 1963 e 2011 e foi vice em 2003), ao passo que o Verdão quer seu segundo título (venceu em 1999 e foi vice em 1961, 1968 e 2000).

Palmeiras e Santos foram as duas melhores equipes da fase de grupos da Libertadores. No grupo B, o Verdão conquistou 16 dos 18 pontos possíveis diante do Guarani - PAR, do Bolivar - BOL e do Tigre – ARG. O Peixe também anotou 16 dos 18 pontos possíveis no grupo G contra Delfin – EQU, Defensa Y Justicia – ARG e Olimpia – PAR. O Palmeiras, entretanto, ficou com a melhor campanha por ter um saldo melhor (15 a 5).

Já no mata-mata, o Palmeiras não teve dificuldades para despachar o Delfin, nas oitavas e o Libertad, nas quartas, com vitórias contundentes nos confrontos. Porém, diante do River Plate, o Verdão sofreu. Após vencer por 3x0 na Argentina, o time do técnico Abel Ferreira perdeu em casa por 2x0 e contou com os acertos do VAR para seguir à final.

O Santos, por sua vez, começou as oitavas de final com um susto diante da LDU. Depois de vencer no jogo de ida por 2x1, no Equador, o time do técnico Cuca perdeu em casa por 1x0 e avançou devido ao critério do gol fora de casa. Das quartas de final em diante, contudo, o time engrenou e eliminou Grêmio e Boca Juniors com empates fora de casa e vitórias confortáveis na Vila Belmiro.

Essa será a terceira vez que dois times brasileiros se encontram na final do torneio. Em 2005, o São Paulo conquistou seu terceiro título ao derrotar o Athletico Paranaense. No ano seguinte, o Tricolor voltou à final da competição, mas acabou derrotado pelo Internacional, que levantou seu primeiro troféu da principal competição continental da América do Sul naquela oportunidade.

O título da Taça Libertadores da América dará uma vaga ao campeão na disputa do Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado no Catar a partir do dia 4 de fevereiro. O representante da América do Sul no torneio enfrentará o vencedor do confronto entre Tigres UANL, do México, e Ulsan Hyundai FC, da Coreia do Sul, no dia 7 de fevereiro, um domingo, por uma das semifinais. Na outra, o Bayern de Munique, da Alemanha, encara o vencedor da partida entre Al Duhail, do Catar, e Al Ahly, do Egito. A final do Mundial acontece no dia 11 de fevereiro, uma quinta-feira. 

Finais e histórico recente 

Essa é a primeira final do Palmeiras em 21 anos. A última aconteceu em 2000, quando o Verdão acabou sendo derrotado pelo Boca Juniors nos pênaltis, após empate por 0x0 no Morumbi. No ano anterior, o alviverde tinha encerrado o jejum de nunca ter vencido a competição ao derrotar o Deportivo Cali nos pênaltis por 4x3. Antes, o clube havia perdido as finais de 1961, para o Peñarol, e de 1968, para o Estudiantes.

Em seus desempenhos mais recentes no torneio continental, o melhor resultado alviverde foi obtido em 2018, quando a equipe então comandada por Luis Felipe Scolari caiu nas semifinais, novamente diante do Boca.

Já o Santos retorna à decisão depois de 10 anos. Em 2011, o Peixe conquistou seu terceiro título na competição ao bater o Peñarol no Pacaembu pelo placar de 2x1, com gols de Neymar e Danilo. Durval descontou para os uruguaios. No ano seguinte, o alvinegro praiano acabou sendo derrotado nas semifinais pelo Corinthians. Anteriormente, além dos títulos de 1962 e 1963, contra Peñarol e Boca Juniors, respectivamente, o clube disputou a decisão em 2003, perdendo para o Boca.

Já nas duas campanhas mais recentes do clube no torneio, o Peixe acabou sendo eliminado nas quartas de final, em 2017, pelo Barcelona de Guayaquil, e nas oitavas de final de 2018, pelo Independiente.