“Lockdown Noturno” decretado em Mauá poderá gerar problemas a usuários do transporte público municipal

Por Portal Opinião Pública 26/02/2021 - 16:00 hs
Foto: Jornal Opinião Pública

Anunciado por meio do Decreto 8.847, o “Lockdown Noturno” que passará a valer em Mauá a partir deste sábado (27) das 23h às 4h poderá trazer problemas para alguns usuários do transporte público coletivo municipal. Isso porque o serviço ficará suspenso durante o horário em que a medida vigorará na cidade ao passo que, tanto os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) quanto os ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) estarão autorizados a seguir circulando por pelo menos uma hora após a interrupção da circulação das linhas municipais (entre às 23h e pouco depois da 0h). 

De acordo com o 1º parágrafo do artigo primeiro do decreto, no período em que o “Lockdown Noturno” estiver sendo cumprido na cidade, “todas as atividades econômicas e sociais estarão suspensas, incluindo o transporte público coletivo, com exceção dos equipamentos geridos pelo Governo do Estado”. Com isso, os trens da CPTM e os ônibus da EMTU seguirão autorizados a circular pela cidade em seus horários habituais. A STM (Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos), inclusive, confirmou ao Jornal Opinião Pública que o funcionamento normal das linhas das duas companhias será mantido, por se tratar de um serviço considerado essencial. 

A situação, contudo, poderá gerar uma série de transtornos às pessoas que retornam a Mauá por volta das 23h, já que a partir de determinados horários, trens e ônibus oriundos de outras cidades só teriam condições de chegar ao município após o início do “Lockdown Noturno”, fato que impediria a utilização do transporte coletivo mauaense no deslocamento para outros bairros. É importante ressaltar que muitos mauaenses trabalham em cidades vizinhas e dependem do transporte público municipal para voltar a suas residências. 

Questionada sobre a possibilidade de criar alguma alternativa que garanta o retorno dos cidadãos às suas casas, mesmo após o horário de início do “Lockdown Noturno”, a Prefeitura de Mauá, por meio de uma nota, informou apenas que “para melhor atender os trabalhadores que usam o transporte municipal à noite, em Mauá os ônibus irão parar uma hora mais tarde em relação às demais  cidades da região. A operação será das 4h às 23h”. 

Ainda no decreto, assinado pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT), o artigo terceiro recomenda que “todos os estabelecimentos comerciais dispensem seus funcionários e colaboradores com antecedência razoável, para garantir o deslocamento até suas residências”. 

No Grande ABC, quatro das sete cidades da região (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema) estipularam suas próprias medidas de “Lockdown Noturno”. Apesar de todas elas anunciarem o encerramento das atividades comerciais às 21h, São Bernardo do Campo e Diadema optaram por definir a restrição de circulação de pessoas entre as 22h às 4h, enquanto em Mauá o horário de restrição será das 23h às 4h. A decisão vale até o dia 7 de março. 

Já Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul decidiram seguir decreto do Governo Estadual, que orienta as pessoas a não saírem de casa entre as 23h às 5h, até o dia 14 de março. 

Volta às aulas na rede estadual de ensino de Mauá 

Ainda no decreto publicado na quinta-feira, a Prefeitura de Mauá informa que o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino fica previsto para o dia 8 de março.