Mauá realiza testagem da Covid-19 para combater a propagação do vírus

Por Portal Opinião Pública 05/03/2021 - 09:43 hs
Foto: Evandro Oliveira / PMM

Busca ativa por assintomáticos pode ser fundamental para identificar possíveis focos de contaminação dentro dos bairros e ser importante aliado para combater a pandemia

Uma das principais ferramentas para enfrentar a pandemia do coronavírus SARS-Cov-2 é a testagem da população. Para intensificar o combate à Covid-19, a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando exames com as pessoas sintomáticas e assintomáticas. Agentes comunitários de saúde estão percorrendo as casas, em alguns bairros da cidade, para identificar quem, mesmo sem sintomas, possa estar contaminado ou que teve contato com alguém com Covid-19 nos últimos dias. É o chamado inquérito sorológico.

Os munícipes que testam positivo, mesmo que assintomáticos, são direcionados para duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que estão realizando essa busca ativa no Jardim Zaíra 1 e no Feital. O objetivo é garantir um tratamento adequado e a pessoa se afastar do trabalho para evitar novos contágios. Esse trabalho será ampliado para mais bairros em breve.

A testagem nessas regiões começou em 17 de fevereiro e até o momento, 1.891 pessoas realizaram o exame. A taxa de resultados positivos foi de 15%, em média. Também foi feito teste rápido em profissionais da educação, incluindo professores e funcionários das escolas, da qual participaram 1.197 pessoas, com média de 9% de casos positivos.

É importante ressaltar que o inquérito sorológico é voltado, principalmente, aos assintomáticos contatados pelos agentes comunitários. A restrição ocorre também para evitar filas nas UBSs. As equipes de saúde da Prefeitura continuam monitorando a situação dos pacientes detectados com Covid-19 para verificar como está a recuperação, se os familiares estão apresentando sintomas e para dar novas orientações, caso isso seja necessário.

Os pacientes que apresentarem sintomas, como tosse seca, dor de garganta, cansaço, perda de paladar ou olfato, dor de cabeça e diarreia, os mais comuns da Covid-19, devem procurar uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento, do município (Barão de Mauá, Zaíra, Magini e Vila Assis), onde os testes podem ser realizados.