Comissão de Enfrentamento à Covid-19 debate medidas urgentes para Mauá

Por Portal Opinião Pública 19/03/2021 - 16:46 hs
Foto: Caio Arruda-CMM / Divulgação

O presidente da Câmara de Mauá, Zé Carlos Nova Era, se reuniu na manhã desta sexta-feira (19) com os vereadores da Comissão de Enfrentamento à Covid-19 para discutir medidas importantes na pandemia, como compra das vacinas, aumento de leitos para pacientes graves e o protocolo de atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade.

O protocolo de atendimento na rede básica de saúde para pacientes com suspeita de coronavírus foi o primeiro ponto questionado pela comissão.

Segundo visto pelos membros da comissão, formada pelos vereadores Zé Carlos Nova Era (PL), Márcio Araújo (PSD), Samuel Enfermeiro (PSB), Wellington da Saúde (PP), Leonardo Alves (PSDB) e Vaguinho do Zaíra (PSD), atualmente não há uma divisão adequada para separar pessoas com sintomas gripais e pessoas com outras queixas. A constatação é fruto das diligências feitas pelos membros da Comissão nos equipamentos de saúde nos últimos dias.

O segundo item debatido foi que a falta de protocolo no atendimento se estende às medicações. Muitos munícipes reclamam que estão com sintomas de Covid-19 e não recebem a prescrição de nenhum remédio para tratar a infecção.

Outro ponto importante foi o aumento de leitos, com apresentação de propostas a serem feitas ao Executivo visando a criação desses novos leitos, em regime de urgência.

Uma pauta extra, que teve mais destaque, foi sobre a compra de vacinas para a população mauaense. Mauá está inscrita no consórcio para aquisição do insumo, porém não foi divulgado pelo Executivo quantas doses serão adquiridas e nem de qual instituto será a vacina.

Nesse ponto o presidente Zé Carlos Nova Era e os vereadores pertencentes à Comissão irão garantir e afirmar ao prefeito Marcelo Oliveira que a Câmara decidiu se colocar à disposição da prefeitura para aprovar de pronto a lei que ratifica o protocolo de intenções firmado entre os municípios brasileiros para a aquisição de medicamentos, insumos, vacinas para o combate à pandemia e equipamentos na área de saúde.