Brasil bate novo recorde e ultrapassa quatro mil mortes por Covid-19 em 24h

Por Portal Opinião Pública 08/04/2021 - 11:52 hs
Foto: Freepik

O Brasil voltou a bater o recorde de mortes por Covid-19 em 24h nesta terça-feira (6), ultrapassando pela primeira vez a marca de quatro mil óbitos. Segundo dados de um levantamento realizado pelo consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia no país – que leva em conta os casos informados pelas secretarias estaduais de saúde, foram contabilizados 4.211 falecimentos pela doença nesta terça. Os números foram consolidados às 20h do mesmo dia.

Com essa estatística, o Brasil se tornou apenas o segundo país no mundo a ultrapassar a marca de quatro mil mortes em somente um dia, atrás dos Estados Unidos, que teve números semelhantes durante seu pico da pandemia.

Ainda de acordo com as estatísticas, a média móvel de mortes no país segue alta, atingindo a marca de 2.775 óbitos nos últimos sete dias, número ligeiramente superior ao registrado no domingo (4) e na segunda-feira (5). Na última quinta-feira (1º), a média móvel de mortes atingiu seu maior índice, com 3.119 falecimentos por Covid-19 no Brasil, em média.

Assim como no Brasil, o estado de São Paulo também bateu seu recorde de óbitos em 24h também nesta terça, com a confirmação de 1.389 mortes, 180 a mais do que o registrado há uma semana. O estado segue inserido, pelo menos até o próximo dia 11, na fase emergencial do Plano São Paulo, que possui regras mais restritivas quanto a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de serviços essenciais e não essenciais.

É importante ressaltar que o número de óbitos registrados às terças-feiras geralmente é maior devido ao represamento de dados nos fins de semana, quando equipes menores trabalham para consolidar os dados. Com isso, os registros de mortes acabam sendo normalizados com certo atraso.

Até o fechamento desta edição, na tarde desta quarta-feira (7), o Brasil seguia na segunda posição entre os países com mais casos confirmados de Covid-19 (13.100.580) e de mortes pela doença (336.947), atrás apenas dos Estados Unidos.