Clubes brasileiros conhecem adversários na fase de grupos da Libertadores; grupos da Sul-Americana também são sorteados

Por Portal Opinião Pública 09/04/2021 - 15:42 hs
Foto: Reprodução / Twitter Conmebol

Os oito clubes brasileiros que poderão disputar a Copa Libertadores 2021 conheceram nesta sexta-feira (9) seus caminhos na fase de grupos da competição, com o sorteio das chaves. A cerimônia foi realizada na cidade paraguaia de Luque, onde está sediada a Conmebol (Federação Sul-Americana de Futebol). 

Atual campeão do torneio continental e um dos cabeças de chave, o Palmeiras ficou no grupo A, e terá a companhia do Defensa y Justicia (Argentina), atual detentor do título da Taça Sul-Americana e adversário do Verdão na Recopa, do Universitário (Peru) e do vencedor do confronto entre Independiente Del Valle (Equador) e Grêmio. O primeiro jogo entre as duas equipes acontece na noite de hoje. 

No grupo B, o atual vice-campeão brasileiro Internacional medirá forças com o Olímpia (Paraguai), com o Deportivo Táchira (Venezuela) e com o Always Ready (Bolívia). A equipe boliviana, inclusive, promete ser um desafio bastante incômodo para seus rivais de grupo, uma vez que sua partidas são realizadas no estádio El Alto, nos arredores de La Paz, que fica a 4.090 metros do nível do mar. 

Após dar um importante passo na última terça-feira (6) ao vencer o San Lorenzo, fora de casa, pelo placar de 3x1 no primeiro jogo da última fase da pré-Libertadores, o Santos integrará o grupo C, caso elimine os rivais argentinos. E na chave, o alvinegro praiano, atual vice campeão da competição, enfrentará o Boca Juniors (Argentina), reeditando a semifinal de 2020, além do Barcelona de Guayaquil (Equador) e do The Strongest (Bolívia). 

Voltando a disputar a competição continental, o Fluminense não deverá ter vida fácil no grupo D. Além de enfrentar o River Plate (Argentina), semifinalista em 2020, o tricolor carioca desafiará ainda o Independente Santa Fé (Colômbia) e o vencedor do jogo entre Bolívar (Bolívia) e Junior Barranquila (Colômbia). 

Também cabeça de chave, o tricampeão São Paulo estará no grupo E, e terá como adversários o Racing (Argentina), o Sporting Cristal (Peru) e o Rentistas (Uruguai). Já o Flamengo, outro cabeça de chave, caiu no grupo G, ao lado da LDU (Equador), do Vélez Sarsfield (Argentina) e do Unión Calera (Chile). Por fim, o Atlético Mineiro estará no grupo H, ao lado do Cerro Porteño (Paraguai), América de Cali (Colômbia) e Deportivo Laguaira (Venezuela). 

A primeira rodada da fase de grupos da Libertadores será disputada entre os dias 20, 21 e 22 de abril. A Conmebol ainda definirá a ordem dos jogos. Já a final do torneio está marcada para 20 de novembro. O local, contudo, ainda não foi definido. 

Veja os grupos 

Grupo A: Palmeiras, Defensa y Justicia-ARG, Universtario-PER, G2 (Grêmio ou Del Valle-EQU) 

Grupo B: Olimpia-PAR, Internacional, Deportivo Táchira-VEN, Always Ready-BOL. 

Grupo C: Boca Juniors-ARG, Barcelona Guayaquil, The Strongest-BOL, G4 (San Lorenzo ou Santos) 

Grupo D: River Plate-ARG, Independente Santa Fé-COL, Fluminense, G3 (Bolivar ou Jr Barranquila) 

Grupo E: São Paulo, Racing-ARG, Sporting Cristal-PER, Rentistas-URU) 

Grupo F: Nacional-URU, Universidad Catolica-CHI, Argentinos Juniors-ARG, G1 [Libertad ou Atletico Nacional-COL) 

Grupo G: Flamengo, LDU, Vélez Sarsfield-ARG, Unión Calera-CHI. 

Grupo H: Cerro Porteño-PAR, Atlético-MG, América de Cali-COL, Deportivo Laguaira-VEN. 

Sul-Americana também tem grupos definidos 

Os seis clubes brasileiros já confirmados na edição 2021 da Copa Sul-Americana também conheceram hoje os seus rivais na fase de grupos. O país contou com dois cabeças de chave na competição (Corinthians e Athletico) definidos conforme o ranking da Conmebol. 

O Timão ficará no grupo E e poderá ter um rival de peso logo de cara, o Peñarol, do Uruguai, que disputa uma das vagas de seu país com o Cerro Largo. Além do pentacampeão da Libertadores, estarão na chave o Sport Huancayo (Peru), que joga a uma altitude de mais de três mil metros, e o River Plate (Paraguai). Já a equipe paranaense está no grupo D, ao lado de Melgar (Peru), Alcas (Equador) e Metropolitano (Venezuela). 

As outras quatro equipes que representarão o país no campeonato são o Bahia (grupo B), Ceará (grupo C), Atlético Goianiense (grupo F) e o Red Bull Bragantino (grupo G). Além destes, o Brasil poderá contar ainda com mais dois representantes, o Santos e o Grêmio, caso as duas agremiações sejam eliminadas na última fase da pré-Libertadores. Neste caso, o Peixe ficaria no grupo A, ao lado do Rosario Central (Argentina), Huachipato (Chile) e 12 de Octubre (Paraguai), enquanto o Tricolor gaúcho iria para o grupo H, onde enfrentaria Lanús (Argentina), La Equidad (Colômbia) e Aragua (Venezuela).

Esta é a primeira vez que a Copa Sul-Americana será disputada com uma fase de grupos. Até o ano passado, confrontos de mata-mata eram realizados desde as primeiras fases do torneio até sua final. 

Outra novidade é que o campeonato receberá, em sua segunda fase, os terceiros colocados de cada grupo da Libertadores. Com isso, apenas os campeões de cada chave avançarão às oitavas de final para enfrentar as equipes oriundas da principal competição do continente. 

A final da Sul-Americana está prevista para acontecer no dia 6 de novembro em local ainda a ser definido. 

Grupo A: Rosario Central (ARG), Huachipato (CHI), 12 de Octubre (PAR) e E4 (perdedor de San Lorenzo x Santos) 

Grupo B: Independiente (ARG), Bahia, Guabirá (BOL) e Uruguai 1 

Grupo C: Jorge Wilstermann (BOL), Arsenal (ARG), Ceará e E3 (perdedor de Bolívar x Junior) 

Grupo D: Athletico, Melgar (PER), Aucas (EQU), Metropolitanos (VEN) 

Grupo E: Corinthians, Sport Huancayo (PER), River Plate (PAR) e Uruguai 2 

Grupo F: Newell's (ARG), Palestino (CHI), Atlético-GO e E1 (perdedor de Libertad x Atlético Nacional) 

Grupo G: Emelec (EQU), Tolima (COL), Talleres (ARG) e Bragantino 

Grupo H: Lanús (ARG), La Equidad (COL), Aragua (VEN) e E2 (perdedor de Grêmio x Independiente del Valle)