FUABC divulga resultados de pesquisa interna sobre satisfação dos usuários com serviços no Hospital Nardini

Por Portal Opinião Pública 29/04/2021 - 09:59 hs
Foto: Divulgação / PMM
FUABC divulga resultados de pesquisa interna sobre satisfação dos usuários com serviços no Hospital Nardini
Acordo entre a FUABC e a Prefeitura de Mauá prevê que índice de satisfação deve ser acima de 75%

Levantamento contou com a participação de mais de 600 usuários e registrou 96% de aprovação geral dos pacientes em relação aos serviços do hospital 

Responsável pela administração do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, a FUABC (Fundação do ABC) divulgou, nesta terça-feira (27), os resultados de uma pesquisa de satisfação hospitalar, realizada durante o mês de março pela ouvidoria da própria unidade hospitalar. De acordo com a entidade, 96% dos usuários demonstraram-se satisfeitos com os serviços prestados pelo hospital. Ao todo, 601 pacientes e acompanhantes foram entrevistados para a composição do levantamento.

Segundo os números apresentados pela FUABC, referentes à pesquisa de satisfação hospitalar de março de 2021, o setor mais bem avaliado pelos pacientes do hospital Nardini na área assistencial foi o de Clínica Médica, que atingiu 100% de satisfação entre os entrevistados. Já o Pronto-Socorro agradou a 97% dos 601 pacientes ouvidos pelo hospital, enquanto as áreas de Clínica Cirúrgica e Maternidade registraram 94% de aprovação. Já os departamentos de Pediatria e a UTI Neonatal marcaram 89% de satisfação dos usuários.

No campo dos serviços, tanto a equipe médica quanto a área de recepção aos pacientes obtiveram os melhores índices de avaliação, agradando a 99% dos usuários. Na sequência, apareceram a equipe de enfermagem, aprovada por 98% dos entrevistados e de alimentação oferecida aos pacientes, aprovada com 97% de satisfação.

Diretora-geral do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM), a Dra. Adlin Savino Veduato elogiou o esforço de toda a equipe do hospital Nardini para oferecer o melhor atendimento possível a seus pacientes e destacou que os resultados mostrados pelas pesquisas apontam que o trabalho realizado, além de ser reconhecido, está no rumo certo. Conforme acordado no plano de trabalho com a Prefeitura de Mauá, a satisfação dos usuários deve ser mantida acima de 75%.

“Diante dos dados, fica claro o esforço de toda a equipe do Hospital Nardini para prestar a melhor assistência, com humanização e cuidado integral aos pacientes. Não apenas temos cumprido com as metas contratuais, mas estamos atingindo índices muito acima do que é exigido. Esses resultados positivos e o elevado índice de satisfação dos usuários ratificam que estamos no caminho certo e estimulam nossos colaboradores a buscar cada vez mais a excelência”, pontuou.

Já a secretária de Saúde de Mauá, Célia Bortoletto, reforçou que prestar uma assistência de qualidade é sempre a meta de qualquer serviço.

“A pesquisa integra a política de humanização do SUS e faz parte das estratégias de participação e proteção do usuário dos serviços públicos de saúde. O trabalho reflete outras pesquisas de avaliação do SUS e o que podemos observar é que quem consegue acessar o sistema o avalia de forma muito boa, portanto o acesso que está muito relacionado com financiamento e que é um dos nossos problemas. A assistência de boa qualidade sempre é uma meta para qualquer serviço e estar próxima da melhor avaliação sempre é satisfatório”.

Considerado o principal equipamento hospitalar para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mauá, o hospital Nardini é referência não apenas para a cidade, mas também para a microrregião que é composta por Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, e também faz parte do COSAM. 

Hospital Nardini teve aumento de leitos de UTI para atender pacientes de Covid-19 

Desde janeiro, o hospital Nardini tem sido uma das principais unidades de atendimento a Covid-19 em Mauá e na microrregião que engloba, além do município, as cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Ao todo, o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dobrou na unidade hospitalar, passando de 20 para 40. Já os leitos de enfermaria da unidade chegaram a 30 no mesmo período, ampliando a capacidade de atendimento a casos graves do novo coronavírus.