Editorial - CPI da pandemia é importante

Por Portal Opinião Pública 29/04/2021 - 12:57 hs
Foto: REUTERS/Adriano Machado

Ainda vivendo em meio a pandemia de Covid-19, o brasileiro está prestes a acompanhar mais um capítulo importante da história política do país, com a iminente instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a atuação do governo durante este período tão sombrio, onde quase 400 mil pessoas perderam a vida. E tal iniciativa é muito importante para determinar o que aconteceu de certo e errado ao longo do último ano, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

É fato que o Brasil tem sido um dos países que pior tem combatido a pandemia de Covid-19 no mundo. Além das quase 400 mil mortes já registradas, que colocam o país na segunda posição no ranking de óbitos, quase 15 milhões de pessoas já foram infectadas pelo coronavírus (terceiro maior número no mundo). Isso sem contar que nos últimos meses, recordes de vítimas fatais em apenas um dia foram registrados, uma importante capital do país (Manaus) viveu dias de desespero por conta da falta de oxigênio para pacientes e a vacinação caminha a passos lentos, em parte, graças a falta de compra de imunizantes.

Por isso, investigar a atuação do governo federal é algo fundamental, independente de qualquer prisma ou ótica, pois a morte de quase 400 mil brasileiros não pode ficar sem resposta. É preciso averiguar de quem é a culpa e aplicar as devidas sanções a quem não fez o que deveria.

Por isso, senadores e deputados federais, eleitos pelo voto popular, precisam cumprir a função para a qual foram eleitos, que é exatamente a de fiscalizar os atos públicos e com isso dar respostas para essa tragédia que vivemos.