Mauá ultrapassa as 100 mil vacinas aplicadas contra a Covid-19, mas porcentagem de imunizados com a primeira dose é a 2ª mais baixa do ABC

Por Portal Opinião Pública 13/05/2021 - 10:02 hs
Foto: PMM / Divulgação
Mauá ultrapassa as 100 mil vacinas aplicadas contra a Covid-19, mas porcentagem de imunizados com a primeira dose é a 2ª mais baixa do ABC
Apesar das mais de 100 mil doses aplicadas em Mauá, apenas 15,4% foi imunizada com uma dose

A Prefeitura de Mauá informou, nesta segunda-feira (10), que ultrapassou a marca de 100 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid-19 na cidade, após quase quatro meses de campanha. A imunização no município foi iniciada em 19 de janeiro, com aplicação da primeira dose na auxiliar de enfermagem Francisca das Chagas e Silva de Lima, integrante do grupo prioritário dos profissionais da saúde. Já no dia 8 de fevereiro, foi iniciada a imunização do público considerado idoso. Por outro lado, o município vacinou apenas 13,4% de sua população com a primeira dose, o segundo índice mais baixo da região.

De acordo com os números divulgados pela administração municipal, no início da noite desta terça-feira (11), 101.315 doses haviam sido aplicadas ao longo de toda a campanha sendo 64.215 em primeira dose e 37.100 em segunda, o que coloca a cidade na terceira posição - em números absolutos - entre as que mais aplicaram vacinas na região do Grande ABC, atrás somente de Santo André (252.290) e São Bernardo do Campo (235.534). O fato foi comemorado pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT).

"É uma marca importante, que demonstra a seriedade com que estamos conduzindo essa campanha. Mas, não podemos deixar de lado a preocupação de saber que ainda não há vacina para imunizarmos a todas as pessoas. Precisamos seguir respeitando as regras sanitárias, como uso correto de máscara, higienização das mãos, distanciamento físico e evitar aglomerações", disse o prefeito.

Mas, embora Mauá esteja em terceiro lugar em números absolutos de vacinação na região, o desempenho da cidade quanto a imunização proporcional de sua população com pelo menos a primeira dose da vacina é melhor somente que o de Rio Grande da Serra.

Segundo os dados apresentados, apenas 13,4% da população mauaense, estimada em 477.552 - segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - foi imunizada com a primeira dose. Líder neste quesito na região, São Caetano do Sul vacinou 30,9% de seus moradores até o momento, sendo seguida de Santo André (23,2%), Ribeirão Pires (19%), São Bernardo do Campo (17,9%) e Diadema (14,4%). Já Rio Grande da Serra distribuiu a primeira parte do imunizante a 11,6% de seus cidadãos. Os dados referem-se aos últimos boletins divulgados pelas prefeituras de cada cidade.

Em um comunicado enviado à imprensa na última segunda-feira (10), a gestão mauaense citou que a escassez de imunizantes tem impedido a realização de uma campanha de vacinação em massa na cidade e que o município tem recebido menos vacinas, em relação ao tamanho da população, devido à falta de doses no país e também à baixa adesão à campanha da vacinação contra a Influenza na cidade nos últimos anos. 

Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos começam a ser vacinadas 

A vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades que tenham entre 55 e 59 anos foi iniciada nesta semana na cidade. A cada dia, a partir desta quarta-feira (12), um novo grupo será incluído na imunização. A campanha começou na segunda-feira (10) com a vacinação de pessoas com síndrome de Down, imunossuprimidos e doentes renais crônicos. Já a lista completa com as comorbidades que serão inseridas neste momento de vacinação pode ser acessada na página https://drive.google.com/file/d/15UyKEz0E4uZcx9N62iQaFQbfxePCS42w/view?usp=sharing.

A aplicação das doses ocorrerá nas 23 UBSs da cidade, de segunda a sexta, das 9h às 16h, sendo que 12 delas operam no sistema drive-thru. Os grupos prioritários seguem os critérios estabelecidos pelos governos federal (Ministério da Saúde) e estadual (Secretaria da Saúde).

Assim como aconteceu com os grupos anteriores, é importante que o munícipe faça seu cadastro no site vacinaja.sp.gov.br antes de se dirigir a um posto, agilizando assim o processo de vacinação. Também será preciso apresentar CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço (somente podem ser vacinados os residentes em Mauá) e levar receituário ou relatório médico, com até um ano de validade, com a descrição da comorbidade ou deficiência. 

Vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades é suspensa 

Já a vacinação contra o coronavírus a gestantes e a puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias) com comorbidades, de 18 a 59 anos, prevista para ser iniciada nesta terça-feira (11), foi suspensa temporariamente por determinação do Plano Estadual de Imunização. A medida foi tomada após comunicado da Anvisa, segundo o qual recomenda a interrupção imediata do uso da vacina a este grupo. As pessoas com deficiência de 55 a 59 anos poderão ser imunizadas normalmente a partir desta terça no município.