Editorial - Revelações

Por Portal Opinião Pública 13/05/2021 - 12:44 hs
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Desde a última semana, um dos assuntos mais importantes a ser discutido no país tem sido a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19. Instalada pelo Senado Federal, a comissão já ouviu três dos quatro ministros da Saúde, que passaram pela pasta desde o início da pandemia (Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e o atual ministro, Marcelo Queiroga) e ainda deseja conversar com o ex-ministro Eduardo Pazuello e outros membros do governo, para entender como se deu a condução das medidas e ações referentes à Covid-19 ao longo do ano.

E nestes dias de oitivas, informações importantes já foram colhidas, sendo que a mais significativa tenha sido a revelação de uma tentativa de incluir na bula da cloroquina, remédio que foi extensivamente indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para um “tratamento precoce”, uma indicação de que o medicamento poderia ser utilizado no tratamento da doença.

Essa informação havia sido trazida a tona, inicialmente, na semana passada pelo ex-ministro Mandetta, que disse ter visto uma minuta de um decreto presidencial, durante uma reunião no Palácio do Planalto no ano passado, sugerindo a alteração. Entretanto, o presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, teria barrado a inclusão. Ouvido nesta terça (11) pela CPI, Torres confirmou a realização desta reunião e disse que realmente rejeitou a mudança.

Tal informação é bastante relevante porque, até o momento, não há comprovação cientifica de que a cloroquina (e outros remédios também indicados pelo presidente) realmente tenha algum efeito positivo no tratamento da Covid-19. E caso comprove-se que houve a tentativa de se mudar a bula de um medicamento, afirmando que ele trataria de uma doença que ele na verdade não trata, estaríamos diante de uma situação gravíssima, pois não compete a governante nenhum esse papel. Quem decide se um remédio é eficaz contra uma enfermidade ou não é a ciência.

A CPI da Covid-19 ainda terá novos capítulos e colherá mais informações sobre a conduta do governo ao longo da pandemia. Daí a sua importância.