Editorial - Abre e fecha, fecha e abre

Por Portal Opinião Pública 27/05/2021 - 14:32 hs
Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

E mais uma vez, o governo de São Paulo recuou e desistiu de flexibilizar as medidas restritivas em todo o estado a partir do dia 1º de junho, como havia sido anunciado na última semana. O aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas referendou a tal decisão. E assim, seguimos em um ciclo que não parece ter fim.

Realmente, essa não é uma situação das mais fáceis, pois ao atender uma parcela da sociedade, outra fica em risco. Quando um governo decide afrouxar as medidas de restrição e liberar o funcionamento de atividades comerciais por um tempo maior, a tendência é de que mais pessoas saiam de suas casas para aproveitar essa liberação. E com isso, as chances de aglomerações acontecerem aumenta muito. O resultado disso, no fim das contas, é o crescimento no número de internados com Covid-19. E já sabemos o desfecho trágico que isso tende a ter.

Já quando o oposto é feito, e tudo é fechado, quem sofre são os comerciantes, que acabam tendo diminuição em suas rendas. Muitos tiveram que despedir funcionários, que dependiam daquele salário para sustentar suas famílias, e outros precisaram fechar as portas ao longo da pandemia.

O que fica disso tudo é que todos precisamos ter consciência sobre o momento que vivemos e sobre as ações que estamos tomando. Cabe a nós respeitar as medidas restritivas e evitar sair de casa sem necessidade. Mas se for preciso sair, proteja-se e respeite as regras. Não promova aglomerações e não incentive-as. Assim, teremos um pouco mais de segurança para superar essa fase.