Em Santo André, Junior Orosco dialoga e defende o Conselho Tutelar

Por Portal Opinião Pública 29/07/2021 - 10:52 hs
Foto: Divulgação

Na primeira semana de julho, atendendo uma antiga reivindicação do Conselho Tutelar de Santo André, o prefeito Paulo Serra (PSDB), junto ao líder político Junior Orosco (PDT), realizou uma reunião com os conselheiros Isabella Rossetto, Debora Prado Dos Santos e Alexandre, onde encaminharam soluções para quatro demandas.

Uma das soluções apresentadas durante o encontro foi a desvinculação do Conselho Tutelar da Secretaria de Assistência Social, para que o órgão volte a ser administrado por José Acemel, o Espanhol, através da Secretaria de Governo.

Orosco elogiou o Espanhol, declarando que confia no gestor para a realização de um excelente trabalho. “O Espanhol agora assume essa responsabilidade delegada pelo prefeito e tenho certeza que fará um grande trabalho. Ele é um gestor capaz de ouvir as demandas da sociedade, não será diferente com o conselho tutelar”, acrescentou.

Os representantes também pediram por melhorias na área da segurança, destacando a importância das delegacias contarem com melhor estrutura para atender vítimas que o Conselho encaminha para proteção. Além disso, foi requisitado melhorias nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no qual o prefeito Paulo Serra apresentou um plano de metas que prevê ampla reestruturação do sistema de atendimento.

Por fim, os reunidos decidiram implementar o método ABA (Análise do Comportamento Aplicada) no município, através de uma parceria com a Universidade Federal do ABC, com objetivo de tratar crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. O método ABA busca trabalhar o impacto da condição autista em situações reais, fazendo os comportamentos desejáveis e úteis serem ampliados e diminuindo aqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem.

O líder político ressaltou a importância de ouvir os representantes do Conselho e atender as solicitações. “O conselho tutelar tem fundamental importância na proteção da criança, do adolescente e das famílias. Os conselheiros são batalhadores que precisam ser incorporados ao método de gestão de cada prefeito, para que, com auxílio do poder público local, possam realizar ações que melhorem a qualidade de vida das famílias”, afirmou.

Orosco ainda destacou o apoio do prefeito Paulo Serra, que prontamente buscou por meios que resolvessem os problemas indicados. “Como líder regional, o prefeito tem se destacado pela capacidade de ouvir. Às vezes, por falta de interlocução, coisas simples de resolver não chegam ao Executivo e ficam pendentes por muitos anos, mas ele tem sido muito aberto ao diálogo com todos os setores que apresento a ele”, disse.

Em suas redes sociais, Orosco também agradeceu todas as personalidades envolvidas na reunião. “Desejo que as soluções apresentadas sejam apenas o início das melhorias nas condições de trabalho do nosso conselho tutelar, que tanto contribui para que a população tenha uma vida melhor”, finalizou.

Orosco dialogou muito sobre a questão da importância do conselho tutelar com a primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra, que ressaltou a disponibilidade do governo municipal em apoiar em todas as boas iniciativas que o conselho tutelar tenha de proposta para melhorar a qualidade de vida das crianças.