Busque orientação antes de iniciar uma atividade física

Por Portal Opinião Pública 29/07/2021 - 13:09 hs
Foto: Divulgação

Entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, o mundo está meio que parado por conta de uma grandiosa disputa que reúne, em Tóquio, atletas representando seus países nas mais diversas modalidades. Sim, falo dos Jogos Olímpicos, evento que nos inspira de várias formas, seja pelas histórias de seus participantes, pelo espírito de competição e camaradagem entre os atletas, ou mesmo pelo simples fato de nos unirmos para torcer por nossos representantes.

E uma das formas de os Jogos Olímpicos nos inspirarem é plantando a sementinha da prática esportiva. Sim, muitas pessoas, ao assistirem as competições, logo se animam em começar a praticar esportes, o que é muito bom para nossa saúde, diga-se de passagem. Porém, creio que seja necessário fazer um alerta importante: antes de iniciar esse processo, é preciso procurar uma orientação adequada.

A prática de atividades físicas de forma rotineira pode nos ajudar de diversas formas: ela nos ajuda a regular nosso peso, nos dá mais energia, nos auxilia a diminuir o estresse, nos ajuda a dormir melhor, nos permite socializar com mais pessoas, ou seja, os benefícios são variados.

Porém, para que tudo isso seja bem-sucedido, precisamos buscar a orientação apropriada, uma vez que devemos seguir uma série de passos para aproveitá-la da melhor forma. É preciso conhecer o esporte que desejamos praticar, necessitamos prestar atenção em nossa alimentação, precisamos nos manter hidratados, devemos cuidar da postura, temos de conhecer nosso histórico médico, entre outras coisas.

Por isso é essencial procurar profissionais tanto da educação física quanto da saúde para nos guiar durante esse processo. São eles que irão nos passar informações e dicas fundamentais para tirarmos o máximo desta experiência, além é claro de nos encaminhar para os check-ups necessários para conhecermos nossas condições físicas.

Portanto, não deixe de procurar a melhor orientação possível antes de iniciar sua incursão esportiva, pois além de praticar esportes para ficarmos saudáveis, devemos também praticá-los de forma saudável.

Dr. Jeferson Silva - Fisioterapeuta