Junior Orosco: o cidadão, pai, empresário e político

Por Portal Opinião Pública 11/08/2021 - 09:37 hs
Foto: Divulgação

O empresário e político José Carlos Orosco, mais conhecido como Junior Orosco, é um homem com uma trajetória de SUCESSO. Da juventude simples, ele conseguiu através de seu trabalho, estudos e esforço, galgar seu espaço no mundo dos negócios para se consolidar como um grande empresário e hoje pavimenta seu caminho na política, deixando de trabalhar nos bastidores e indo para a linha de frente com um objetivo claro em mente: ser eleito deputado federal para trabalhar pela região do Grande ABC. 

Conheça um pouco da história do empresário, do político e do homem Junior Orosco. 

Um jovem trabalhador 

Nascido na Zona Leste de São Paulo, Junior teve uma infância muito simples da qual muito se orgulha. Sempre estudou em escolas públicas, desde o fundamental na EM Ruth Lopes Andrade até a ETE Getúlio Vargas no bairro do Ipiranga onde formou-se Técnico Mecânico em 1996 e ingressou no mercado de Trabalho na Indústria de Auto Peças Metal Leve S/A. Por fruto de seu esforço Junior cursou Engenharia na FEI e concluiu a graduação em Administração de Empresas na Universidade São Judas Tadeu. 

“Sempre fui muito focado nos meus negócios, em trabalhar”, explica o hoje político e empresário que abriu seu primeiro CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) aos 18 anos, no fim da década de 1990. “Era uma empresa de tecnologia que constituímos numa época em que pela primeira vez no Brasil estava-se falando sobre armazenamento remoto. Não tinha essa história de nuvem. Os armazenamentos remotos que existiam eram feitos nos mainframes do nosso escritório com o espelhamento no servidor da Embratel, para dar segurança aos clientes. Rodei o Brasil inteiro vendendo esse serviço”, disse o empresário, que teve uma empresa americana como parceira para dar um suporte melhor aos seus clientes, entre eles clínicas médicas de imagem e até mesmo a Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. 

A companhia, contudo, durou cerca de quatro anos e acabou fechando, após seu sócio tentar um golpe que o colocaria sozinho no controle da empresa. Mesmo com o baque de perder seu primeiro negócio, Orosco não desanimou. Naquela época, ele já atuava em diversas frentes: junto de seu pai, ele abriu uma empresa de consultoria e ainda montou, tempos depois, uma agência de publicidade. “Eu vivia mais para trabalhar do que para qualquer outra coisa. Gostava de trabalhar porque eu produzia muito resultado”, conta Junior Orosco, que também acumulava um cargo na empresa Metal Leve, onde ingressou ainda como estagiário. “Isso foi me dando muita prosperidade, muita responsabilidade e muito dinamismo na minha vida profissional”, avalia. 

Envolvido em tantas frentes, o jovem empreendedor mal tinha tempo para outras atividades. Ainda assim, ele engatou um relacionamento com a sua hoje ex-esposa Vanessa Damo, filha do ex-prefeito de Mauá, Leonel Damo, fato que em alguns anos lhe renderia uma mudança de trajetória. 

Entrando na política 

Ao iniciar seu namoro com Vanessa e se aproximar da família Damo, Orosco passou a ficar, consequentemente, mais próximo da política também. E logo ele teve a oportunidade de trabalhar na área. Em 2002, Leonel candidatou-se ao cargo de deputado estadual em dobradinha com o atual prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, candidato a federal. E devido à proximidade com o então sogro e o interesse na área de publicidade, Junior ajudou na coordenação da campanha. Na época, ele até chegou a comprar o livro “Casos e Coisas”, do publicitário Duda Mendonça, para aprender mais sobre o segmento. Daí em diante, ele não deixou a política. 

Os bons resultados o animaram e, dois anos depois, Junior sugeriu que a então namorada entrasse para a vida pública, candidatando-se a vereadora em Mauá. Em um primeiro momento, houve certa relutância por parte de toda a família, mas depois de todos serem convencidos e contornadas algumas situações dentro do partido, a candidatura prosseguiu e Vanessa acabou sendo eleita com mais de seis mil votos, tornando-se à época a vereadora mais votada da história da cidade. 

Após o pleito de 2004, Orosco teve uma rápida passagem como secretário de Administração em Mauá e se estabeleceu definitivamente no município, onde nos anos seguintes trabalhou nas campanhas de Vanessa para deputada estadual (2006, 2010 e 2014) e para prefeita (2012), montando um grupo político forte não apenas na cidade, mas na região. 

E apesar de não possuir mais contato com a família da ex-esposa, Orosco não deixa de reconhecer a importância que a convivência com eles teve em sua trajetória política. “Hoje eu não tenho mais relação com a família da Vanessa, mas eu nasci no grupo político do Leonel Damo. Aprendi a fazer política lá. Aprendi a fazer o que é certo e aprendi a não fazer o que eu via de errado”, reflete. 

Na linha de frente 

“A minha separação que fez assumir a linha de frente”. É assim que Junior Orosco define o motivo para ele ter deixado os bastidores e assumir uma candidatura própria. Segundo rememora o político e empresário, a perda de mandato e posterior inelegibilidade de Vanessa – injustas, conforme sua análise – foram pontos cruciais para essa decisão, tomada na esteira do divórcio de ambos. De acordo com Junior, ele havia se comprometido a “marcar lugar” para Vanessa. Porém, o duro processo de separação acabou fazendo com que os dois seguissem rumos diferentes. “Foi um episódio triste, mas que de fato me consolidou como líder político, porque fui candidato em 2018 e ganhei a eleição para deputado federal”, disse. 

Aliás, a eleição de 2018 ainda é um capítulo que não teve seu desfecho. Nas urnas, Orosco recebeu mais de 30 mil votos, quantidade suficiente para elegê-lo deputado federal pelo seu partido, o PDT (Partido Democrático Trabalhista). Entretanto, até o momento ele ainda não assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados, devido a um movimento político que não deixa que os tribunais julguem seu registro de candidatura com imparcialidade. O registro de candidatura, primeiro ato de qualquer eleição, pasmem está a quase 4 anos em julgamento sem um desfecho. Junior atribui isto ao ativismo judicial e interferência política que, ao seu entender, é muito danosa à toda democracia. 

"O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para manter seus instrumentos de chantagem política com o governo, precisava da esquerda enraivecida com a derrota nas urnas e caso meus votos sejam contabilizados ele perde seu ‘íntimo amigo’ Orlando Silva, do PCdoB. Então, ele moveu mundos e fundos para atrapalhar minha posse, corrompeu tudo e todos e infelizmente o Judiciário prestou-se na figura do ex-ministro do TSE, Tarcísio, e seu comparsa ministro Luis Barroso, à um papel deplorável e corrupto com os votos de 94 laudas, engavetamentos de 6 meses para um simples trâmite burocrático e por último o assassinato da língua portuguesa e de todas as regras eleitorais vigentes. O ministro Barroso, presidente do TSE e integrante da Suprema Corte, para negar o provimento de um recurso extraordinário que contraria um caso de repercussão geral, escreveu que minhas alegações não poderiam prosperar pois a corte não estava mudando de entendimento sobre as regras vigentes, estava ‘apenas evoluindo seu entendimento’... comprei um dicionário Aurélio bem bonito e mandei entregar no gabinete dele, pois de constituição e lei eleitoral ele não entende mesmo, mas acho plausível que uma autoridade tão graduada conheça ao menos a língua portuguesa para no mínimo saber disfarçar as falcatruas da qual se dispõe a compactuar”, afirma. 

Enquanto aguarda a decisão da justiça, Junior Orosco já vai se preparando para o pleito do próximo ano, costurando alianças e trabalhando para fortalecer seu grupo. Com bom trânsito entre a classe política na região e em Brasília e apostando em seu projeto, Junior acredita que poderá não somente ter um bom resultado nas urnas, mas também pavimentar uma trajetória duradoura no meio. 

“Estou construindo meu espaço e vou trabalhar para que eu possa ser o deputado federal do ABC. Quero ser deputado federal para todos”, resume. 

Vida em família 

Mesmo sendo um homem bastante atarefado, que hoje precisa conciliar suas atividades empresariais com a vida política, Junior Orosco sabe que é importante também reservar tempo para sua vida pessoal. 

Sem deixar de lado o convívio com seus familiares e amigos, Junior demonstra entender a importância destas relações para sua vida. “As amizades, assim como as relações familiares, dão trabalho. Mas não podemos nos furtar deste trabalho. Temos que cuidar de nossos amigos assim como cuidamos de nossa família”, pontua. 

Porém, a força que ele possui para seguir trabalhando arduamente é retirada do esteio familiar, ou seja, das filhas e da esposa. Pai de duas meninas (Rúbia e Eduarda), Orosco afirma que elas são suas grandes fontes de energia e não abre mão de estar junto delas em seu tempo livre. Já sobre a esposa Camila – com quem casou no ano passado – Junior ressalta o companheirismo como quesito fundamental para que ele possa se dedicar a todos os seus projetos, sabendo que terá o apoio necessário para tal. 

“Ela passou todo esse perrengue da minha separação comigo. Ela é minha companheira, me ajuda muito com minhas filhas. Hoje moramos em Santo André e minhas filhas adoram ela, assim como ela adora minhas filhas. Convivemos harmonicamente”, encerra.