Editorial - O esporte e seu impacto social

Por Portal Opinião Pública 12/08/2021 - 11:42 hs
Foto: Reprodução / Freepik

De quatro em quatro anos (desta vez foi em cinco e o próximo será em três) o mundo concentra suas atenções, por duas semanas, em uma cidade do planeta onde acontece o maior evento esportivo do globo: os Jogos Olímpicos. Recheadas de disputas, as Olimpíadas sempre trazem grandes histórias e personagens dos mais variados, o que faz dos jogos uma grande celebração do esporte.

E com o término dos jogos, fica a reflexão sobre a importância social que o esporte possui por ter o poder de transformar a vida de muitas pessoas. Quantos atletas que foram ao Japão disputar sua modalidade tiveram suas vidas modificadas pelo esporte? Quantas pessoas envolvidas com as competições não passaram a ter perspectivas melhores de vida ao adentrar neste mundo? Inúmeras, certamente.

O esporte oferece oportunidades, é um caminho para mudar a condição de um indivíduo. E por isso deve ser celebrado como tal, recebendo os investimentos e apoios necessários para continuar funcionando como a ferramenta importante que é neste sentido, ajudando a formar não apenas atletas de ponta, mas cidadãos melhores.