Editorial - Setembro amarelo

Por Portal Opinião Pública 02/09/2021 - 12:04 hs
Foto: Reprodução / Freepik

Desde 2014, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) organiza, em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), a campanha Setembro Amarelo com a meta de abordar uma situação cada vez mais recorrente no mundo: o suicídio. Ao longo destes anos, a campanha cresceu, galgou seu espaço e hoje é uma plataforma extremamente relevante para falar sobre o assunto. E por esse motivo, é fundamental dar total visibilidade à iniciativa, pois ela promove a conscientização sobre um tema que ainda é considerado tabu em muitos lugares partindo de ações para sua prevenção.

Falar sobre suicídio hoje em dia é cada vez mais importante, pois os dados mostram que 96% dos casos estão relacionados a algum tipo de transtorno mental como a depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias. Segundo as estatísticas publicadas no site da campanha, somente no Brasil são registrados, anualmente, cerca de 12 mil casos de suicídio, enquanto no mundo, o número de ocorrências ultrapassa um milhão.

Desta forma, quando identificados alguns dos fatores que podem levar uma pessoa a tirar a própria vida, é possível se prevenir de maneira mais eficaz. Daí a importância da campanha: ela pode ligar o sinal de alerta em quem sofre com essas condições ou até mesmo em alguém que conheça alguém que passe por esse tipo de situação.

Aliás, é essencial ainda frisar mais um ponto: por mais que a campanha se chame “Setembro Amarelo” e que o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio” seja celebrado no dia 10 de setembro, a iniciativa é válida para o ano inteiro. O nono mês do ano serve como um chamariz importante, mas a discussão precisa ser constante.

Portanto, se você é ou conhece alguém que já tenha tentado tirar a própria vida ou esteja pensando em suicídio, busque ajuda. Existem diversos canais, como o disque 188, do Centro de Valorização da Vida, que podem oferecer o apoio emocional necessário para superar essa situação.