Vereadora na capital e pré-candidata a senadora, Janaína Lima faz visita a Mauá

Por Portal Opinião Pública 08/09/2021 - 17:28 hs
Foto: Jornal Opinião Pública

Em tour pelo Grande ABC no final da última semana, a vereadora paulistana Janaína Lima (Novo) visitou a redação do Jornal Opinião Pública na sexta-feira (3) e falou sobre sua trajetória na política e de sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2022. A parlamentar esteve acompanhada de Adriano Mandelli, representante do partido na cidade, do empresário e advogado Paulo Proieti, pré-candidato a deputado federal pelo Novo e de sua assessoria.

Ao longo de dois dias, a vereadora cumpriu agendas em diferentes cidades da região, conhecendo um pouco melhor os sete municípios do Grande ABC. Aliás, é justamente a importância que as cidades possuem na vida dos cidadãos a maior experiência que ela afirma ter tirado de seus dois mandatos na Câmara Municipal da capital.

“A maior experiência (de seu mandato como vereadora) é conhecer a importância do município. As pessoas não moram no estado ou em Brasília, elas moram nos municípios. E nós valorizarmos o município, fazendo com que, de fato, os recursos que estão no Governo Federal cheguem a eles, é o grande desafio”, diz Janaína, que completa. “Nós vemos os nossos municípios sucateados, sem arrecadação para financiar nem as despesas da Prefeitura e da Câmara Municipal, e dependendo de recursos tanto do Estado quanto da União. Isso precisa ser revisto. Precisamos fazer com que os recursos necessários cheguem aos municípios e que a gente garanta uma sustentabilidade financeira”, acrescenta.

Pré-candidata a uma cadeira no Senado, Janaína também falou sobre sua motivação, em relação a encarar um novo pleito no próximo ano, colocando novamente a importância das cidades e do estado de São Paulo em pauta. “Hoje nós temos um Senado acovardado, que não assume o papel estabelecido na Constituição Federal. E um Senado que despreza os municípios, aonde os prefeitos chegam na porta dos senadores, com um pires nas mãos, e recebem uma porta na cara. E o que isso representa para os 200 milhões de brasileiros, principalmente nós do estado de São Paulo, que mais gera recursos para a União e o que menos recebe proporcionalmente? Então, precisamos discutir políticas de estado que realmente valorizem o papel do estado de São Paulo”, disse a vereadora, destacando ainda como essencial a proposição de reformas em políticas de estado que, em seu entendimento, poderiam mudar a vida da população.

“Precisamos de uma reforma do Pacto Federativo, apresentar e defender as reformas estruturantes que o Brasil precisa e, sobretudo, ter uma visão em que a gente promova a transformação na vida (da população). O Brasil voltou para o mapa da fome e não é com programas assistencialistas que iremos mudar essa realidade. Precisamos estruturar programas que garantam a porta de saída. Precisamos mudar a vida das pessoas e é somente com políticas de estado efetivas e eficientes que conseguiremos fazer isso”, avalia.

Já o empresário e advogado Paulo Proieti, ressaltou que seria fundamental para o Grande ABC ter mais representatividade tanto na esfera estadual, quanto na federal. Natural de Santo André, o pré-candidato a deputado federal pelo Novo que busca ter sua primeira experiência em uma eleição, apontou que os eleitores das sete cidades precisam votar nos candidatos da região para que suas demandas sejam realmente ouvidas.

“O Grande ABC vive uma crise de representatividade. Temos aqui dois milhões de habitantes, o sexto PIB (Produto Interno Bruto) nacional, temos um milhão de eleitores e temos somente dois deputados federais pelo estado de São Paulo. Na Assembleia Legislativa, temos quatro. É muito pouco. O Grande ABC precisa se organizar”, disse.