“Com economia quebrada, povo sofre, somente com boas iniciativas sairemos dessa”, afirma Junior Orosco

Por Portal Opinião Pública 09/09/2021 - 11:14 hs
Foto: Divulgação

O líder político Junior Orosco (PDT) afirmou que a economia nacional está à beira do caos, em entrevista na última semana. Orosco ainda pontuou o aumento de pequenos empreendedores e a retomada da economia com o avanço da vacinação.

Com 14,8 milhões de desempregados, o cenário econômico brasileiro vem enfrentando grandes dificuldades e as pessoas encaram o aperto, na tentativa de manter o básico dentro de suas casas. Embora a pandemia de Covid-19 tenha levado todo o globo a uma crise, Junior Orosco acredita que a guerra fria política existente no Brasil impede a volta do crescimento econômico no país.

“A pandemia destruiu empregos, destruiu as empresas, e tem impacto estratosférico na economia do mundo. No Brasil isso não é diferente. No entanto, toda essa guerra política que se avizinha tem feito com que as coisas piorem ainda mais”, afirmou. “Enquanto esse conflito entre os governos federal, estadual e municipal perdurar, acredito que o Brasil se complicará cada vez mais”, acrescentou.

Orosco ainda destacou o aumento da inflação e disse que vê o povo brasileiro passando um aperto significativo com o aumento no custo de vida. “Quando falávamos de inflação do cruzeiro era uma coisa, mas o real foi dolarizado e agora está flutuando, então estamos falando de inflação em dólar. Infelizmente vemos que essa briga política que não cessa tem afastado os investidores do nosso país”, afirmou.

“Os índices de desemprego estão altíssimos, em níveis que nunca foram vistos anteriormente. Quem tem emprego, tem metade da capacidade de compra que tinha há quatro anos, e quem está desempregado não tem perspectiva de novas oportunidades de emprego”, disse. “Estamos vendo o povo brasileiro, de fato, passando um aperto muito grande”, acrescentou.

O líder ainda fez crítica ao novo programa de transferência de renda do Governo Federal, que entrará em vigor em novembro se for aprovado no Congresso Nacional, chamando-o de paliativo eleitoral, e sugeriu que outros programas acompanhem esse auxílio.

“Agora o Governo Federal tem dito que vai reformular o Bolsa Família e fazer uma espécie de Auxílio Brasil. Isso é um paliativo eleitoral, já que no próximo ano teremos eleições presidenciais de novo”, afirmou. “Acho que esse auxílio, se for implementado, deve vir acompanhado de um programa de desenvolvimento, um programa de requalificação profissional, contando com o apoio de empresas que estejam dispostas a contratar as pessoas”, completou.

Recentemente, o Senado aprovou o projeto de lei que aumenta o limite de faturamento do Micro Empreendedor Individual. Os chamados MEIs, para Junior Orosco, são uma alternativa para quem perdeu seu emprego formal durante a pandemia. “O povo acaba partindo para essa alternativa porque precisa se virar, recolher seus impostos e emitir nota fiscal”, disse.

O político ainda afirmou que muitos empresários estão utilizando a contratação de MEIs para aparentar a criação de novas oportunidades de emprego. “Empresários estão aproveitando do MEI para pagar menos impostos e dizer que criaram empregos, mas não é verdade. Novas oportunidades dependem de paz, o que não temos hoje no Brasil”, acrescentou.

Orosco finalizou afirmando que, mesmo com o avanço da vacinação e a retomada do comércio, os cidadãos não têm dinheiro para consumir. “A economia já está retomando em algumas áreas, porém temos que ver que o consumidor está desempregado. O consumo precisa de incentivo governamental e até agora não vimos iniciativa do governo nesse sentido”, afirmou.