Você sabia...

Por Portal Opinião Pública 15/09/2021 - 10:12 hs

...que o vilarejo de Mawsynram, na Índia, é o local mais chuvoso do mundo? Localizada no estado de Meghalaya, a vila tem uma incrível média de 11.971 milímetros de chuva por ano. Segundo o site tempo.com, um dos motivos para que essa enorme quantidade de chuva caia sobre o vilarejo é sua proximidade com a Baía de Bengala, próxima da região do Himalaia, e a altitude de 1.400 metros em que a vila está localizada. Próxima de várias montanhas, a região acaba sendo bastante úmida, o que colabora para as chuvas torrenciais. Somente nos meses de dezembro e janeiro que essa média cai, para 60 milímetros.

 

...que a distância média da Terra para a Lua, seu único satélite natural, é de 384.400 km? Entretanto, essa distância entre os dois astros muda constantemente, devido a órbita lunar. Desta forma, existem outros dois pontos de medição conhecidos: o perigeu, que é a distância mais curta entre a Terra e a Lua, de em média 363.300 km, e o apogeu, que é a distância mais longa entre os dois, sendo de mais ou menos 405.500 km. Aliás, como já foi dito neste espaço, a primeira viagem do homem à Lua, na missão Apolo-XI em 1969, durou quatro dias entre a decolagem, em 16 de julho, e o pouso em solo lunar, no dia 20.

 

...que o português Cristiano Ronaldo acabou de entrar para o Guinness Book ao bater o recorde de maior número de gols por uma seleção? Com os dois tentos marcados diante da Irlanda, no dia 1º de setembro em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa de 2022, o craque do Manchester United chegou a 111 gols pela seleção portuguesa, superando assim o iraniano Ali Daei, que havia marcado em 109 oportunidades por seu país. Como reconhecimento a incrível marca, Ronaldo – que ainda deverá adicionar mais alguns golzinhos a essa marca - recebeu um certificado do “Livro dos Recordes” e compartilhou nas redes sociais.

 

...que o primeiro vídeo postado no YouTube completou 16 anos em 2021? Intitulada “Me At The Zoo” (Eu no Zoológico, na tradução do inglês), a primeira publicação da plataforma de vídeos foi postada no dia 23 de abril de 2005 por Jawed Karim, ex-funcionário do Pay Pal e um dos fundadores do site ao lado de Steven Chen e Chad Hurley, e mostra, em 19 segundos, uma visita dele ao zoológico de San Diego, na Califórnia. Quase duas décadas depois de ir ao ar, o vídeo possui mais de 182 milhões de visualizações e mais de 11 milhões de comentários.

 

...que o “Programa Silvio Santos” é o mais longevo do mundo apresentado pela mesma pessoa, no caso o apresentador Silvio Santos, desde sua estreia? O primeiro episódio do show de variedades foi ao ar no dia 2 de junho de 1963, na TV Paulista, e desde então não saiu mais do ar. Após deixar sua primeira emissora, onde ficou entre 1963 e 1966, a atração ainda passou pela TV Globo (1966-1976), pela Rede Tupi (1976-1980), pela REI (Rede de Emissoras Independentes, que retransmitia a atração por diversos canais, entre 1976-1987) e está no ar há 40 anos no SBT, ou seja, desde a inauguração da emissora paulista em 1981.

 

...que o filme “Minha Mãe É Uma Peça 3” é o longa de maior bilheteria do cinema nacional? A produção, estrelada pelo comediante Paulo Gustavo – morto em maio deste ano em decorrência de complicações da Covid-19 – arrecadou R$ 143,9 milhões ao longo dos meses em que ficou em cartaz, em 2019, levando mais de nove milhões de pessoas às salas de cinema por todo o Brasil. A 2ª posição é do filme “Nada a Perder”, que conta história do bispo Edir Macedo e que foi o que mais levou pessoas aos cinemas: cerca de 11,9 milhões, arrecadando R$ 120 milhões em 2018. Fecha o pódio o longa “Os Dez Mandamentos”.

 

...que o Sport Club Rio Grande é o clube de futebol mais antigo do Brasil que ainda permanece em atividade? Fundada em 19 de julho de 1900, a agremiação que ostenta as cores verde, amarela e vermelha participou por 15 vezes do Campeonato Gaúcho da primeira divisão, conquistando o título em 1936 (sua primeira participação) e sendo vice-campeão em 1941. Hoje, a equipe joga a Segunda Divisão do Gauchão, equivalente ao terceiro nível do campeonato estadual. O clube gaúcho é também 23 dias mais velho do que a Associação Atlética Ponte Preta, o segundo clube mais velho em atividade no Brasil.