Editorial – Chega de assédio

Por Portal Opinião Pública 30/09/2021 - 12:58 hs
Foto: Reprodução / Câmera de monitoramento

O assédio às mulheres é um assunto que, infelizmente, segue gerando situações extremamente desagradáveis de forma recorrente em jornais Brasil a fora. Nesta terça-feira (28), por exemplo, um vídeo rodou as redes sociais mostrando mais um destes casos.

No último domingo (26), a estudante Andressa Lustosa passeava tranquilamente de bicicleta pelas ruas da cidade de Palmas, no Paraná, quando sem mais nem menos foi derrubada por um carro. A ação registrada por câmeras de segurança, e que a primeira vista poderia se tratar de um acidente de trânsito provocado por um motorista imprudente, provou-se, entretanto, um caso de assédio. Pelas imagens, é possível ver que um homem que estava no banco do passageiro do veículo tenta apalpar a jovem e a derruba. Ambos fogem rapidamente do local e alguns pedestres param para socorrer Andressa, que sofreu algumas escoriações.

Felizmente, segundo a Polícia Civil da região, um dos suspeitos acabou sendo preso na manhã desta terça e todos os passageiros do carro foram identificados. Já o caso está sendo investigado como importunação sexual e lesão corporal.

A identificação dos envolvidos e a investigação deste caso de acordo com o crime que foi cometido são, sem dúvidas, boas notícias e todos devem pagar pelo gravíssimo delito que cometeram. Porém, esse caso representa somente uma ponta de um gigantesco iceberg.

O assédio às mulheres é algo que acontece diariamente e das mais diversas maneiras, causando até mesmo em algumas situações danos irreversíveis (físicos ou psicológicos) às vítimas. Por isso, é sempre importante acolher as mulheres que têm a coragem de denunciar os assédios que sofrem (o que nem sempre acontece), criando assim um hábito para que outras possam seguir o mesmo exemplo e denunciar caso passem por um episódio semelhante.

E as punições a quem comete este tipo de delito devem ser duras e condizentes com a repugnância deste tipo de ato. Assim, com mais mulheres dispostas a denunciar seus agressores e com penas severas, talvez tenhamos um recuo nos altos índices de violência contra as mulheres em todo o país.