Editorial - Representatividade

Por Portal Opinião Pública 14/10/2021 - 11:40 hs
Foto: Divulgação / TSE

Faltando menos de um ano para as eleições que definirão os rumos do país em âmbito estadual e federal, temos visto o surgimento de diversos nomes da cidade que pretendem lançar suas candidaturas, especialmente para as cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado e para a Câmara Federal. E por esse motivo, nós eleitores devemos estar atentos ao trabalho que essas pessoas desenvolvem ou desenvolveram nos últimos anos, ao considerarmos os candidatos locais como possíveis opções de voto.

Falar sobre a importância de Mauá ter um representante na Assembleia do Estado e na Câmara Federal é, como prega o ditado popular, chover no molhado. Afinal, uma cidade que possui quase 500 mil habitantes e está entre as 50 maiores do Brasil, além de possuir demandas que devem ser discutidas em âmbitos maiores, precisa estar na discussão dos rumos que o país irá tomar nas Casas Legislativas, que é por onde passam todos os debates de relevância para a população.

Por isso, é essencial que tenhamos essa consciência. Ter representantes, em níveis estadual e federal, que conheçam nossos problemas e que estejam comprometidos em contribuir com a cidade e com a região é essencial para que haja o desenvolvimento municipal que precisamos para crescer. Sem contar que é muito mais fácil cobrar ações de quem conhecemos. Votar em candidatos que só pisam na cidade de quatro em quatro anos não ajuda, pois para esses somos vistos apenas como números.

Porém, é necessário cobrar destes candidatos compromisso com a cidade. Ou seja, a eleição de 2022 não pode ser utilizada como trampolim para 2024, quando acontecerá o pleito municipal. Senão, de nada vai adiantar eleger um deputado estadual ou federal.

Desta forma, é hora de começarmos a analisar os possíveis candidatos, questioná-los sobre suas plataformas e decidir sobre quem está mais preparado para nos representar. E, depois da eleição, será nosso dever cobrar o cumprimento de promessas e ações. Só assim, poderemos ter uma Mauá melhor.