Você sabia...

Por Portal Opinião Pública 20/10/2021 - 08:48 hs
Foto: Divulgação


Oscars.org/Divulgação

...que três filmes dividem o recorde de premiações no Oscar? Os longas “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997) e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003) venceram 11 categorias e são, até hoje, as produções que mais conquistaram estatuetas na maior premiação do cinema mundial. E por falar em Titanic, o longa-metragem dirigido por James Cameron possui ainda outro recorde da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme está entre as produções que receberam o maior número de indicações ao prêmio (14 no total), ao lado de “A Malvada” (1950) e “La La Land: Cantando Estações” (2016).


 Foto: Garrett Ellwood-USTA/Divulgação

...que o tenista Novak Djokovic é o recordista em semanas como número 1 do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais)? O sérvio superou Roger Federer, em março deste ano, ao chegar a 311 semanas como líder do ranking e estendeu essa marca ao longo de 2021. Até o fechamento desta edição da Revista SUCESSO, Djokovic já tinha alcançado 342 semanas no topo desta lista, o que representa mais de seis anos como número 1. Único brasileiro a liderar o ranking, Gustavo Kuerten é o 13º da lista, com 43 semanas como melhor tenista do mundo.


Foto: USOpen.org/Divulgação 

...que a alemã Steffi Graf é a tenista que liderou o ranking da WTA (Women's Tennis Association) por ainda mais tempo do que Djokovic na ATP? Com um histórico espetacular, Graf somou 377 semanas como líder do ranking ao longo de sua carreira. A segunda posição na lista fica com Martina Navratilova, número 1 do mundo ao longo de 332 semanas. Ainda em atividade, Serena Williams vem logo em seguida, com 319 semanas como líder do ranking. Já Ashleigh Barty, atual líder número 1 do mundo, era a nona nesta lista até o fechamento desta edição da Revista SUCESSO, somando 96 semanas como a melhor tenista do mundo.


Foto: Motorola/Divulgação 

...que o primeiro telefone celular a ser comercializado no mundo foi o modelo DynaTAC 8000x, da Motorola, em 1983? Criado por Martin Cooper, o robusto aparelho possuía 33 centímetros de altura, pesava quase 800 gramas e chegou ao mercado nos EUA antes mesmo de existirem planos de telefonia móvel, lançados no país somente um mês depois. Já no Brasil, o primeiro telefone móvel a chegar ao país, junto das primeiras linhas em 1990 no Rio de Janeiro, foi o PT-550, também da Motorola. Mais compacto em relação ao “primo mais velho”, o aparelho tinha 22 centímetros de altura e pesava quase pouco mais de 300 gramas.


Foto: Federação das Indústrias do Estado do Paraná/Reprodução 

...que a soja é o produto mais exportado pelo Brasil atualmente? Segundo dados do Portal da Indústria, o produto liderou a lista dos itens mais vendidos para os países do exterior em 2020, sendo seguido pelos Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos e de minério de ferro e seus concentrados. Ainda de acordo com o portal, entre os países que mais importam do Brasil estão a China, os Estados Unidos, a Argentina, a Alemanha, os Países Baixos, o Chile, o Japão, o México, a Coreia do Sul e a Espanha. Também em 2020 o Brasil foi o 27º país do mundo que mais exportou produtos segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio).


Foto: Jezael Melgoza/Reprodução 

...que Tóquio é a cidade mais populosa do mundo atualmente? Segundo estima o site World Population Review, a capital japonesa abriga mais de 37 milhões de habitantes, número bastante superior ao segundo colocado na lista, o município de Dehli, na Índia, que possui 31 milhões de moradores. A cidade de Xangai, na China, é a terceira colocada, com mais de 27 milhões e está logo a frente de São Paulo, onde moram 22 milhões de pessoas, aproximadamente. Apesar de liderar o ranking, de acordo com o World Population Review Tóquio teve uma queda de 0,14% no número de habitantes entre 2020 e 2021.


Foto: PMSV/Reprodução Facebook

...que São Vicente é considerada a primeira cidade a ser fundada no Brasil após a colonização portuguesa no país? Constituído em 1532, o município localizado no litoral sul de São Paulo foi estabelecido por Martim Afonso de Sousa como uma vila em 22 de janeiro daquele ano, ainda que o local já fosse habitado pela população indígena. Desde então, a cidade cresceu como uma das principais de sua região e hoje possui uma área de quase 150 quilômetros quadrados. Já as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o município tem uma população de quase 370 mil habitantes.