Marcelo Oliveira faz balanço do primeiro ano de mandato e fala sobre perspectivas para Mauá

Por Portal Opinião Pública 02/12/2021 - 10:02 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Marcelo Oliveira faz balanço do primeiro ano de mandato e fala sobre perspectivas para Mauá
Marcelo Oliveira afirma que sua gestão tem trabalhado para colocar a cidade em ordem

Prestes a completar seu primeiro ano de mandato frente ao Paço Municipal de Mauá, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) recebeu o Jornal Opinião Pública para uma entrevista exclusiva onde ele faz um balanço sobre esse período em que ele está à frente do Poder Executivo.

Durante o bate-papo, o petista recorda como encontrou a cidade e qual foi o trabalho realizado para organizá-la, fala sobre os principais desafios em comandar o município, enumera algumas das conquistas de sua gestão e fala sobre o que ainda pretende apresentar neste ano e quais são as perspectivas para 2022.

Confira abaixo alguns trechos da entrevista. 

Organização da cidade em meio a pandemia 

Segundo Oliveira, parte do foco de sua gestão neste primeiro ano de mandato foi organizar a cidade estruturalmente, especialmente em relação às finanças. De acordo com ele, além das dívidas de curto prazo (em torno de R$ 165 milhões) e consolidada (que girava em torno de R$ 1,4 bilhão), diversos contratos precisavam ser analisados para que fosse feito o planejamento de como seriam empregados os recursos municipais. “Isso fez com que nos empenhássemos bastante na organização da Prefeitura”, analisou.

Além disso, o chefe do Executivo mauaense destacou outra situação complicada ao longo destes primeiros meses de governo: a pandemia de Covid-19. No início de 2021, o país sofreu com o aumento no número de casos e de mortes pela doença, o que forçou diversos governantes a encontrar soluções para contornar o problema. Em Mauá, a conquista de recursos que ajudaram a ampliar a oferta de leitos de UTI (50 ao todo, sendo 40 no Hospital Nardini e 10 no Hospital da Sagrada Família) e de enfermaria (40 no total, com 30 no Hospital Nardini e 10 no Hospital da Sagrada Família) foi fundamental para superar a crise.

“Fizemos a opção de trabalhar para salvar vidas, ampliando leitos, contratando médicos, comprando remédios, voltando com alguns programas que acabaram no governo passado”.

O prefeito também fez questão de elogiar o empenho dos profissionais da saúde, que mesmo em momentos de tanta tensão conseguiram realizar seus trabalhos de forma impecável. 

Trabalhos estruturais, novos programas e conquistas 

Os trabalhos estruturais também marcaram o primeiro ano de mandato de Marcelo Oliveira em Mauá que se lembrou do que havia prometido quando ainda era candidato à Prefeitura. “No decorrer da campanha, assumimos alguns compromissos, que era cuidar das pessoas e cuidar da cidade. Então nossa prioridade é essa”, afirmou.

Com isso, diversas áreas começaram a receber atenção especial da gestão. Na Educação, pelo menos 12 escolas municipais passam por manutenção visando o retorno das aulas presenciais, que deve ocorrer a partir de janeiro de 2022. A inauguração do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também foi algo comemorado. A escola funciona, atualmente, em um espaço alugado e vem sendo bastante procurada por pessoas que desejam finalizar seus estudos. O objetivo, segundo Oliveira, é conseguir levá-la para um espaço próprio até o fim do mandato. “Isso será fundamental para os trabalhadores que não tiveram condições de estudar possam completar seus estudos e tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho”, disse o prefeito.

Outra ação que vem sendo tomada em toda a cidade são as operações tapa-buraco. “Estamos com três equipes (para executar as obras) e estamos contratando empresa (para executar o serviço). No ano que vem vamos reforçar as operações tapa-buraco e fazer o recapeamento de algumas ruas”, contou o prefeito, que também lembrou dos serviços de limpeza de córregos e bocas de lobo, essenciais para evitar os problemas recorrentes de alagamentos em Mauá. “Nas chuvas do início deste ano, por mais que elas não tenham sido tão fortes, não tivemos problemas porque conseguimos limpar (os córregos e bocas de lobo) e é o que começaremos a fazer agora, no nosso programa de Chuvas de Verão”.

Entre os programas e ações da Prefeitura, o “Mauá Sorridente” foi um dos destaques do ano por ter permitido a diversos moradores a realização de cirurgias bucais. De acordo com o prefeito, mais de mil pessoas estavam na fila de espera da ação. Contudo, depois de todo o trabalho realizado ao longo de 2021, a expectativa é zerar essa espera em dezembro.

Na Saúde, além dos esforços no combate à pandemia – que teve grandes ações de imunização, como o “Arraiá da Vacinação”, e a constante busca de munícipes que ainda não receberam as doses da vacina contra a Covid-19 – um dos focos tem sido voltado para a contratação de mais médicos que possam reforçar o sistema público e melhorar o atendimento à população.

Para o Esporte, Marcelo Oliveira também fez anúncios importantes. Um deles é a reforma e instalação de gramado sintético no campo do Jardim Itapeva, tendência que deve ser levada a pelo menos outros três campos distritais da cidade em 2022. Além disso, o prefeito confirmou que a cidade será uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Junior, tradicional competição realizada em janeiro e que reúne clubes de todo o país. As duas equipes profissionais do município, o Grêmio Mauaense e o Mauá F. C., terão presença garantida no torneio.

Na área de Trabalho e Renda, uma das conquistas mais importantes da gestão foi a instalação de um posto do Sebrae em Mauá, que permite uma integração maior entre empresas e o Poder Público no que tange a geração de novos postos de trabalho no município. Aliás, a geração de empregos é um tema que apresenta dados positivos. “É importante destacar que passamos de seis mil empregos gerados entre janeiro e outubro. Somos a cidade que mais gerou emprego na região do Grande ABC, porque estamos indo atrás, conversando com empresas. Isso é fundamental para sairmos melhor da pandemia e estamos trabalhando para ter essas parcerias”, enfatizou Oliveira.

A vinda do programa “Bom Prato” novamente para Mauá, conquistado em conversas com o Governo do Estado, e a criação do programa “Minha Casa Legal”, que fará a regularização fundiária para várias famílias mauaenses, também foram lembrados.

Por fim, um dos anúncios mais importantes do ano talvez tenha sido o projeto da “Nova Estação”, que remodelará o atual Terminal Rodoviário Central criando um espaço mais organizado para os usuários do transporte coletivo municipal e também uma espécie de centro de convivência com comércios, serviços públicos e praça de alimentação. As obras já estão em andamento e devem ser intensificadas no início de 2022.

“Esse é um sonho de muitos anos, que começou no governo do Oswaldo (Dias, ex-prefeito) e que nós lançamos. Acredito que será um marco na cidade, um espaço que será utilizado por famílias, pelo trabalhador e que ajudará a termos um transporte com qualidade. Será algo inovador e transformador na cidade. Pedimos paciência à população, pois não é uma obra pequena. Mas quando estiver pronta será um grande ganho pra cidade”, explicou o prefeito. 

“Presentes” para o aniversário de Mauá e perspectivas para 2022 

Com a proximidade das festividades pelo 67º aniversário de Mauá, o prefeito Marcelo Oliveira afirmou que uma série de anúncios e apresentações importantes serão realizados ao longo das próximas semanas. Alguns deles já foram adiantados pelo petista.

“No dia 12, estruturalmente temos a entrega da rua da feira de sábado (no Jardim Zaíra) com o recap, o sintético da quadra, pista de caminhada, academia ao ar livre e playground para as crianças. Na Gruta Santa Luzia trocamos o telhado da entrada, reformamos os equipamentos de academia ao ar livre, estamos colocando mais brinquedos no playground, reformamos a pista de caminhada, que tem cerca de 1.200 metros e queremos entregar, ainda neste mês, um espaço para os pets lá dentro. E no dia 13 teremos uma missa campal na gruta, no dia de Santa Luzia”, revelou o prefeito.

Além destas, a Prefeitura planeja entregar, ainda neste mês, mais uma saída do condomínio ACIBAM, que ligará a Rua Aulivieri Bozzato até a Avenida Papa João XXIII, e permitirá que artistas repaginem pontos conhecidos do município com grafites e prestigiará eventos esportivos municipais, como uma corrida de 5km e 10km em homenagem à cidade e as finais de torneios do futebol amador. Eventos no Paço Municipal, no Teatro Municipal e no Parque da Juventude também estão agendados para comemorar o aniversário de Mauá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro.

Quanto às perspectivas para 2022, Marcelo Oliveira encerra afirmando que o próximo ano trará a oportunidade para que sua gestão siga trabalhando e ampliando o que já tem sido feito na cidade. “Vamos continuar trabalhando para colocar a casa ainda mais em ordem e ano que vem vamos começar a construir escolas, reformar postos de saúde, teremos o Centro Público de Proteção Animal, vamos melhorar os parques da cidade, avançar programas como o ‘Meu Bairro Limpo’, ‘Mauá Sorridente’, ‘Minha Casa Legal’, lançar programas para o esporte e lazer. O ano que vem será de reconstrução e nossa cidade estará melhor do que hoje”.