Mauá lança a Operação Chuvas de Verão

Por Portal Opinião Pública 06/12/2021 - 12:17 hs
Foto: Divulgação / PMM

Plano Preventivo de Defesa Civil está em funcionamento desde o dia 1º de dezembro

A Prefeitura de Mauá lançou na sexta-feira (3) a Operação Chuvas de Verão. A ação é gerenciada pela Defesa Civil da cidade e integra toda a administração. O evento foi realizado no Teatro Municipal e contou com a presença do prefeito Marcelo Oliveira (PT). A Operação Chuva de Verão está em funcionamento desde o último dia 1º de dezembro e tem previsão de encerramento em 15 de abril de 2022, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.

Os agentes vão se revezar na escala de plantão para acompanhar as mudanças meteorológicas e a intensidade das chuvas. O plano preventivo respeita quatro escalas: observação, atenção, alerta e alerta máximo.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Moraes, os critérios determinados para o município são mais exigentes devido à complexidade das áreas de risco da cidade.

“Enquanto a maioria das cidades trabalha com 100 mm de chuvas em 72 horas, consideramos 50 mm para entrarmos em estado de atenção. Com isso, temos mais condições de nos antecipar para agir com rapidez e prevenir acidentes graves”, explicou.