Mauá sediará grupo 27 e terá participação dos dois clubes da cidade na Copinha

Por Portal Opinião Pública 16/12/2021 - 10:09 hs
Foto: Reprodução / Facebook do Mauá FC
Mauá sediará grupo 27 e terá participação dos dois clubes da cidade na Copinha
Times de Mauá duelam em partida do Campeonato Paulista da Segunda Divisão

A Federação Paulista de Futebol sorteou, nesta segunda-feira (13), os grupos para a edição 2022 da Copa São Paulo de Futebol Jr., maior torneio de base do Brasil. Ao todo, os 128 clubes de todo o país, que participarão do campeonato entre os dias 2 e 25 de janeiro, foram divididos em 32 grupos com quatro agremiações cada. E um dos destaques para a região é que Mauá, além de sediar um dos grupos do torneio, contará com a participação dos dois clubes profissionais da cidade: o Mauá FC, que já havia disputado a competição em 2019, e o Grêmio Mauaense.

No sorteio, ficou definido que Mauá será a sede do grupo 27, que contará com as duas agremiações da cidade além do Atlético-GO e do Volta Redonda-RJ. A tabela com as datas e horários dos jogos deverá ser divulgada nos próximos dias.

Já a fórmula de disputa estipula que, na primeira fase, os times se enfrentem dentro de cada grupo, classificando-se as duas melhores campanhas. A partir da segunda fase, todos os jogos são de mata-mata. Lançada em 1969, a Copinha não foi realizada em 2021 por causa da pandemia de Coronavírus.

"A Copinha é uma competição grandiosa, com clubes de todos os Estados, com muitas caras e diversos sotaques. São mais de 3 mil atletas reunidos em São Paulo buscando um sonho. E voltar a realizar a Copinha após uma parada difícil nos traz uma imensa alegria", diz Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.

Entre os clubes grandes do estado, o Corinthians, maior campeão do torneio, com dez títulos, ficou no Grupo 15, sediado em São José dos Campos, e enfrentará São José-SP, River-PI e Resende-RJ. O São Paulo, dono de quatro conquistas, foi sorteado no grupo 21, em São Caetano do Sul e enfrentará os donos da casa, além da Desportiva Perilima-PB e do CSE-AL.

Já o Santos, campeão três vezes da Copinha, caiu no grupo 8 e jogará em Araraquara diante de Ferroviária-SP, Rondoniense-RO e Operário-PR. O Palmeiras, por sua vez, ficou no grupo 28, em Diadema, e medirá forças com o Água  Santa, com o Real Ariquemes-RO e com o Assu-RN em busca do primeiro título do campeonato.

Todos os jogos contarão com transmissão ao vivo pelo SporTV, na TV fechada, na plataforma Paulistão Play, no YouTube e na Eleven.