Junior Orosco e Instituto Motiva: há 30 anos auxiliando as pessoas que mais precisam

Por Portal Opinião Pública 16/12/2021 - 12:20 hs
Foto: Divulgação
Junior Orosco e Instituto Motiva: há 30 anos auxiliando as pessoas que mais precisam
Junior Orosco abraça beneficiada com doação durante campanha do agasalho

No Brasil, o trabalho social realizado por diversas entidades sem fins lucrativos é fundamental. Em um país onde a desigualdade é palpável e onde políticas públicas nem sempre são suficientes para auxiliar a população de forma justa, são essas instituições que acabam levando um pouco de dignidade às pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. E uma das organizações que desempenham um papel importante neste sentido dentro da região do Grande ABC e em outras partes do Estado de São Paulo é o Instituto Motiva, ligado ao empresário e político Junior Orosco. 

O instituto é um trabalho de família para Orosco. Fundada por seu pai - José Carlos Orosco Roman - há cerca de 30 anos, a entidade sempre buscou prestar atendimento a indivíduos e famílias em situação de risco social por meio da realização de ações variadas, em parceria com comunidades de diversos municípios do Brasil. 

Sua atuação está dividida em vários segmentos e compõem o portfólio de iniciativas da organização ações de inserção de jovens no mercado de trabalho; de realização de oficinas socioeducativas; de matriciamento de diretrizes socioassistenciais; de humanização e promoção da saúde, em parceria com Organizações da Sociedade Civil – OSCs; de apoio a trabalhadores em parceria com a iniciativa privada; ações permanentes para a promoção de valores éticos e morais; campanhas de doação voluntária de sangue ou de combate à fome, de encaminhamento para a regularização documental em especial; entre diversos tipos de programas. 

Além disso, a ONG também tem se empenhado em criar campanhas voltadas para setores que muitas vezes são negligenciados, mas que afetam diretamente nosso presente e futuro, como a área de preservação e compensação ambiental, com o intuito de reduzir as desigualdades regionais no país. Outro ponto de destaque é o trabalho realizado pelo instituto na área de proteção animal, por meio de campanhas de adoção responsável. O objetivo deste tipo de iniciativa é não apenas buscar novos lares para animais abandonados, mas também conscientizar os donos sobre suas responsabilidades em relação aos pets. 

Muitos dos programas desenvolvidos pelo Instituto Motiva obtiveram resultados bastante positivos. Na área de emprego e renda, por exemplo, mais de 100 mil pessoas em situação de desemprego obtiveram encaminhamentos para voltar ao mercado de trabalho, após aderirem à oferta de inclusão cadastral, concessão de benefícios eventuais, orientação vocacionais, cursos, treinamentos tecnológicos, palestras e o encaminhamento para o mercado de trabalho, especialmente à pessoa portadora de deficiência. 

Novo trabalho durante a pandemia 

Em 2020, contudo, as ações do instituto ganharam uma nova importância social. Com o desenvolvimento da pandemia de Covid-19, que afetou a vida de diversas famílias pelo Brasil e pelo mundo, Junior Orosco decidiu empenhar novos esforços no comando da instituição, buscando ampliar o trabalho e os atendimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Uma das primeiras atitudes de Orosco nesta nova fase do Instituto Motiva foi firmar uma parceria com a produtora rural Simone Silotti, idealizadora do projeto “Fazer Um Bem Incrível”, desenvolvido em Quatinga, Mogi das Cruzes. Considerada pela revista Forbes uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio no último ano, os programas de Simone têm ajudado milhares de famílias em várias regiões do estado. 

O trabalho da produtora rural, aliás, impressionou Orosco, que a convidou a fazer parte da organização durante a reformulação de sua diretoria. Hoje, Simone é uma das comandantes das ações referentes ao Instituto Motiva e peça fundamental nas iniciativas promovidas pela entidade, o que rendeu muitos elogios por parte do empresário. 

Ações recentes 

Parte do trabalho realizado pelo Instituto Motiva pôde ser visto recentemente com ações na região do Grande ABC. Uma delas foi a entrega de doações para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Santo André. Apoiada pelo “Movimento Off-Road”, a iniciativa da entidade arrecadou mais de dois mil itens – entre peças de vestuário e cobertores - que, posteriormente, foram entregues a famílias carentes do município. 

“Nós do Instituto Motiva estamos há mais de 30 anos nessa estrada, realizando ações sociais. Agora, acompanhando essa campanha do Fundo Social de Solidariedade, nós decidimos nos juntar com a galera do Off-Road, passeio família 4x4, para angariar mais itens e fazer com que a vida do cidadão andreense fique mais quentinha nesse frio que estamos passando”, disse Orosco, na oportunidade. Aliás, a campanha mostrou que a solidariedade está no sangue da família, uma vez que suas filhas, Rubia e Eduarda, participaram do ato com a doação de alguns brinquedos. “Minhas meninas são parceiras dessas doações. A gente explica que existem crianças que precisam e elas acabam se envolvendo e doando brinquedos, isso é muito gostoso”. 

Outra iniciativa que teve o suporte do Instituto Motiva foi a campanha de doação de sangue no Hospital Mário Covas, também em Santo André, no mês de setembro. A entidade foi muito ativa na promoção da atividade, destacando a importância de manter os bancos de sangue da região com estoque suficiente para atender a população local. 

Já o Banco de Alimento de Santo André também recebeu auxílio da organização, através do projeto “Fazer Um Bem Incrível”, idealizado por Simone Silotti. Mais de 700 quilos de alimentos foram doados para o grupo, que encaminharia os itens à população em situação de alta vulnerabilidade, parte dela acolhidas em abrigos espalhados pela cidade. 

"Nossa ONG é uma entidade-mãe que abarca outras entidades pequenas, que não tem tanta visibilidade e estrutura. Estamos aproximando quem quer ajudar de quem precisa de ajuda", afirmou Orosco, que completou. "O projeto é dos produtores rurais de Mogi das Cruzes e vem pra cá através do Instituto Motiva, para atender as entidades da cidade", disse. "É a produção direto da lavoura para o prato do cidadão andreense, com o apoio do governo Paulo Serra”.