De virada, Mauá FC bate o Grêmio Mauaense em dérbi pela Copinha

Por Portal Opinião Pública 06/01/2022 - 10:14 hs
Foto: Edu Guimarães-PMM / Divulgação
De virada, Mauá FC bate o Grêmio Mauaense em dérbi pela Copinha
Com vitória, Mauá FC lidera o Grupo 27 ao lado do Atlético-GO

O Mauá FC conquistou sua primeira vitória na edição 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta terça-feira (4), o Índio bateu o Grêmio Mauaense por 2x1, no estádio municipal Pedro Benedetti, e deu um passo importante na briga pela classificação à próxima fase da competição.

O primeiro dérbi entre Grêmio Mauaense e Mauá FC na história da Copa São Paulo começou bastante animado, apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade antes do pontapé inicial para a partida. Com um campo pesado e com muitas poças d’água, que dificultavam o toque de bola dos dois times, as duas equipes resolveram apostar nas jogadas pelo alto. E os resultados apareceram rapidamente.

Logo aos dois minutos de jogo, o Grêmio Mauaense abriu o placar com o zagueiro Flavio, de cabeça. Em cobrança de falta próxima do círculo central, o volante Caique levantou a bola na grande área em direção ao lateral Lucas, que cabeceou a pelota para o centro encontrando o defensor que, livre de marcação, cabeceou bem para vencer o goleiro Matheus.

Entretanto, a garotada da Locomotiva não teve tempo para comemorar a vantagem no placar, já que no minuto seguinte, o atacante Igor empatou a partida, também em jogada pelo alto. Em cobrança de falta, também próxima ao círculo central, o meia Rickelme lançou a bola na área e o camisa 9 se antecipou ao goleiro Kauê para desviar a bola para o fundo da rede.

O jogo seguiu bastante aberto nos minutos seguintes, com as duas equipes tentando explorar bolas longas para fugir do gramado pesado e das poças. Porém, foi em outra jogada de bola parada que o Mauá FC conseguiu virar a partida. Após nova cobrança de falta dentro da área, o zagueiro Flavio desviou a bola com o braço e o árbitro assinalou pênalti para o Índio. Na cobrança, Rickelme bateu firme, no lado direito, deslocando o goleiro Kauê para dar à vantagem ao Mauá FC.

Em vantagem no marcador, o Mauá FC seguiu melhor em campo tentando explorar a velocidade para levar perigo ao adversário enquanto o Mauaense insistia nas jogadas de bola longa, buscando explorar a força do centroavante Anderson. Porém, o ritmo de jogo foi diminuindo aos poucos e as duas equipes pouco conseguiram criar em termos de chances de gol.

No segundo tempo, o panorama do jogo pouco mudou e as duas equipes seguiram com dificuldades de criar chances claras. Com a vantagem, o Mauá FC quase chegou ao terceiro em cobrança de falta de Thiago que parou em uma bela defesa de Kauê, aos nove minutos. Já o Mauaense assustou o rival aos 28, com um chute de Marcus Vinicius que passou perto do travessão. Precisando do gol de empate, a Locomotiva tentou aumentar o ritmo do jogo na parte final e se jogou ao campo ofensivo, mas seguiu com dificuldades em criar chances. Já o Índio, mesmo sem conseguir conectar os contra ataques para matar a partida, segurou o resultado e saiu de campo com os três pontos.

No outro jogo do grupo, o Atlético-GO bateu o Volta Redonda, de virada pelo placar de 3x2. Na próxima rodada, o Mauá FC mede forças com o Volta Redonda, às 13h, e o Grêmio Mauaense enfrenta o Atlético-GO, às 15h15. Os dois jogos acontecem nesta sexta-feira (7).