Editorial - S.O.S chuvas

Por Portal Opinião Pública 06/01/2022 - 11:54 hs
Foto: Reprodução / Freepik

O período de verão e altas temperaturas no Brasil (entre dezembro e março) são comemorados por muitas pessoas. É durante estes meses que são comemorados o Natal, o Réveillon e o Carnaval, o que faz com que muitos brasileiros aproveitem suas folgas e férias viajando para praias ou curtindo passeios com o tempo firme. Porém, este mesmo período traz momentos de tensão para outra parte da população devido a maior incidência de chuvas pesadas, que causam estragos em muitos lugares. E é exatamente isso o que estamos vendo acontecer em diversas localidades.

Desde o final de 2021, fortes chuvas fizeram com que cidades da região sul da Bahia e do norte de Minas Gerais ficassem completamente alagadas, causando mortes e destruição. Ao todo, mais de 160 municípios baianos foram atingidos pelas precipitações, sendo que 157 seguem em estado de emergência. Já em Minas, 55 cidades acabaram sofrendo com as consequências das chuvas.

Ainda nesta semana, municípios do Maranhão, do Tocantins e do Pará também passaram a vivenciar situação parecida. Fortes chuvas caíram sobre várias cidades e fizeram rios transbordarem, causando enchentes e desabrigando centenas de famílias.

Já por aqui, na região metropolitana de São Paulo, o problema com enchentes e alagamentos é recorrente e atinge várias cidades, incluindo Mauá, o que gera vários tipos de transtornos a população e, em alguns casos, tragédias.

Por isso, é importante cobrar de todas as esferas (municipal, estadual e federal) investimentos para melhorar a infraestrutura de muitas cidades que sofrem com esse problema. Claro que é impossível resolver 100% dos casos, afinal, muitas vezes é a força da natureza que provoca situações como essa. Contudo, em muitos casos o trabalho público resolveria tais condições.

E por último, fica um pedido. Se puder contribuir com quem foi afetado por essas tragédias que marcaram o fim de 2021 e o início de 2022, por favor, faça. São muitas as pessoas que vão precisar de qualquer tipo de contribuição para superar esse difícil momento.