Humorista e ex-vereador em Mauá, Batoré morre aos 61 anos

Por Portal Opinião Pública 13/01/2022 - 09:55 hs
Foto: Reprodução / Instagram

Morreu na tarde desta segunda-feira (10), em São Paulo, o ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, aos 61 anos de idade. O artista, que também foi vereador em Mauá entre 2009 e 2014, veio a óbito após dar entrada em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro de Pirituba, na capital paulista. Batoré tratava de um câncer. De acordo com um comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a causa da morte foi informada à família do humorista.

Nascido na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, Batoré veio para São Paulo ao lado dos pais e dos irmãos, em busca de melhores oportunidades. Durante a juventude, ele chegou a tentar carreira como jogador de futebol, mas acabou abandonando o sonho após uma contusão.

Com isso, ele decidiu investir na carreira de comediante, fazendo pequenos shows por São Paulo e região e apresentando o número "Gol em Câmera Lenta", nos programas Viva a Noite e Show de Calouros. No fim dos anos 1980, Batoré passou a fazer figuração no programa “A Praça é Nossa”, do SBT, onde a partir de 1993 ele surgiria com o personagem que marcou sua carreira.

O humorista, contudo, acabou deixando a atração em 2004, após brigas com Carlos Alberto de Nóbrega e entrou para a política quatro anos depois (leia mais abaixo).

Em 2016, Batoré voltou às telinhas interpretando Queiroz, secretário de Segurança Pública de Grotas do São Francisco, na novela “Velho Chico”. Ele participou ainda de outros programas da TV Globo.

Batoré deixa dois filhos, Ivann e Alexandra. 

Política 

No final da década de 2000, Batoré também se aventurou na política, sendo eleito para uma cadeira no Legislativo mauaense pelo PP (Partido Progressista) em 2008, com mais de 4.500 votos. Quatro anos depois, o humorista foi reeleito para o cargo.

Entretanto, ele não chegou a terminar o segundo mandato, deixando a Casa de Leis da cidade em 2014, após o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) acatar um recurso do PP que acusava o parlamentar de infidelidade partidária. Um ano antes, Batoré havia deixado a sigla e migrado para o PRB (atual Republicanos) alegando perseguição política dentro da legenda.

Recentemente, Batoré havia voltado às páginas políticas após vídeos gravados em 2019, onde ele pedia o fechamento do STF (Supremo Tribunal Federal), viralizarem na internet.