Especialista de Mauá faz alerta sobre inflamações de garganta mal curadas

Por Portal Opinião Pública 26/04/2022 - 09:33 hs
Foto: Reprodução / Freepik

Uma dor de garganta mal curada, amidalite ou faringite, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes pode causar a febre reumática, uma doença autoimune e inflamatória. De acordo com o otorrinolaringologista Thiago Resende, do hospital Santa Casa de Mauá, a bactéria ativa o sistema imunológico, que produz anticorpos para combater a infecção, mas que também pode destruir células saudáveis de diversos órgãos, como se fossem estranhas ao organismo.

Entre os principais sintomas estão dor e inchaço nas articulações, dor no peito, tosse, falta de ar, movimentos involuntários dos membros, manchas avermelhadas na pele, nódulos subcutâneos e fala arrastada.

O diagnóstico é feito por meio da avaliação clínica, exames de sangue, de cultura de material da orofaringe e pesquisa de anticorpos para identificar a bactéria. Caso exista o comprometimento das válvulas do coração, também será necessário um eletrocardiograma, ecocardiograma e raio-x de tórax. 

O tratamento requer repouso e administração de medicamentos que combatam a bactéria, além de analgésicos. Se houver comprometimento cardíaco, o tratamento tende a ser mais agressivo, com a recomendação de injeções intramusculares de tempos em tempos.

“Todo tratamento feito com antibiótico precisa ser seguido à risca, tanto em relação à dosagem como ao período prescrito pelo médico, mesmo que não existam mais sintomas. Suspender os remédios antes do prazo previsto é o primeiro passo para complicações graves”, alerta o otorrinolaringologista Thiago Resende.