Com presença de Junior Orosco, Instituto Motiva realiza 1º simpósio para o fortalecimento dos conselhos tutelares

Por Portal Opinião Pública 05/05/2022 - 11:48 hs
Foto: Divulgação

Foi realizado, no último sábado (30), o 1º Simpósio - Caminhos para o Fortalecimento dos Conselhos Tutelares e a Ampliação dos Direitos das Crianças e Adolescentes, na Câmara Municipal de Santo André, organizado pelo Instituto Motiva com apoio do vereador Toninho Caiçara.

O evento teve a presença do advogado Ariel de Castro Alves, que é membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, das conselheiras tutelares de Santo André, Débora Prado e Cuca, da ex-conselheira tutelar Adriana Bastos, do vereador Renatinho do Conselho, e o administrador e colaborador do Instituto Motiva, Junior Orosco.

A primeira mesa de debates contou com Ariel de Castro, Adriana Bastos e Toninho Caiçara, onde houve muitos esclarecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Eles destacaram a importância de um estatuto que seja mais forte e cumprido por todos.

Na segunda mesa de debates, estiveram presentes o administrador de empresas Junior Orosco e as conselheiras tutelares de Santo André, Débora Prado e Cuca. Orosco destacou a importância de um trabalho especial, que de fato tire as crianças da rua e as impeça de trabalhar nos semáforos, enfatizando que elas devem apenas estudar e brincar.

“É inadmissível passar em um semáforo e ver crianças vendendo balinha, tentando ajudar no sustento de suas famílias. Esse não é o dever delas. As únicas obrigações que uma criança deve ter são estudar e brincar, e para isso precisamos ajudar na construção de um ambiente familiar mais consolidado, que permita a capacitação desse pai e dessa mãe e libere as crianças a focarem apenas em seu desenvolvimento como pessoa”, afirmou Orosco.

Junior também enfatizou sobre a importância de fortalecer os conselhos tutelares, que em muitas cidades estão abandonados pelo poder público e, consequentemente, não cumprindo obrigatoriedades.

“A cada 100 mil habitantes, é obrigatório um conselheiro tutelar, mas muitas cidades não cumprem este requisito. Precisamos pautar esse tema com mais ênfase, pois só assim vamos conseguir chamar a atenção do poder público para uma questão tão importante e uma profissão tão nobre, que está na linha de frente para proteger os nossos jovens”, afirma o pré-candidato a deputado federal.

O simpósio foi presidido pela Camila Sarem, presidente do Instituto Motiva, que compartilhou o objetivo da ONG para ajudar a tirar essas crianças das ruas.

“Toda associação de bairro que tenha trabalho voltado às crianças, que as atendam nos projetos sociais, pode ser conveniada ao Instituto Motiva. Faremos sempre o possível para ajudar com suporte jurídico e uma renda per capita.

O encontro é o primeiro de uma série de seis, que serão finalizados no dia 21 de maio, em Mauá.