Wanessa Bomfim comemora lançamento da Cartilha Nacional de Cidadania e relembra conquistas do movimento “Não É Favor, É Direito”

Por Portal Opinião Pública 19/05/2022 - 09:32 hs
Foto: Divulgação
Wanessa Bomfim comemora lançamento da Cartilha Nacional de Cidadania e relembra conquistas do movimento “Não É Favor, É Direito”
Wanessa Bomfim recordou diversas conquistas do movimento "Não É Favor, É Direito" que inspiraram

Idealizadora do movimento “Não É Favor, É Direito”, a advogada Wanessa Bomfim está comemorando a chegada da Cartilha Nacional de Cidadania, documento oriundo do projeto que visa divulgar e promover os direitos fundamentais dos cidadãos por meio do acesso à informação.

De acordo com Wanessa, a materialização deste projeto se dá devido ao trabalho que ela vem desenvolvendo na cidade ao longo dos últimos anos. A advogada ressalta que, desde o surgimento do movimento “Não É Favor, É Direito”, muitas conquistas já foram obtidas pela população mauaense, graças ao esclarecimento de questões básicas junto aos munícipes e também ao empenho de todos na luta por melhorias.

A advogada também enumera algumas das conquistas do movimento nos últimos anos. Uma das principais vitórias foi a não instalação dos estacionamentos rotativos, a popular “Zona Azul”, no bairro, algo que segundo os comerciantes locais poderia afastar a clientela do comércio no bairro devido a cobrança da taxa de estacionamento nas vias públicas. Na oportunidade, Wanessa chegou a reunir quase mil assinaturas de moradores do bairro que eram contrários a instalação das vagas rotativas.

“Os moradores do Parque São Vicente me ligaram às 5h da manhã e fui direto até lá para que pudéssemos impedir a demarcação da zona azul. Foi uma grande mobilização coletiva que fizemos no bairro e chegamos a conversar com o secretário da época para que a nossa reivindicação fosse atendida. Gravamos até uma live no local para mostrar nossa indignação com aquela medida”, lembrou Wanessa, afirmando ainda que a não instalação da zona azul no bairro acabou fomentando o comércio local.

Pedidos por serviços recorrentes em toda a cidade, como tapa-buraco, aumento do policiamento e a manutenção de bombas de abastecimento de água, especialmente a que atende bairros como a Vila Assis Brasil, o Jardim Primavera e a Vila Mercedes também foram prioridade na atuação da advogada, por meio do movimento “Não É Favor, É Direito”.

Outra situação relembrada pela advogada é referente aos contatos que muitas mães grávidas fizeram e ainda fazem com ela por meio do movimento, em busca de orientações quando eram mandadas de volta pra casa após se dirigirem a hospitais e equipamentos públicos de saúde. A dona de casa Nayara Batista foi uma destas mães, mesmo estando com 42 semanas de gestação. “Teve uma moça grávida que entrou em contato comigo e conseguimos que ela fosse atendida no hospital Nardini e ela tivesse a filha dela lá. Hoje a criança tem seis anos”, conta.

Sobre a cartilha, Wanessa também destacou que o material trará informações em uma linguagem acessível para a população, o que é muito importante para levar o conteúdo a cada vez mais pessoas. Com isso, ela pretende contribuir com a construção de uma sociedade mais solidária e conhecedora de seus direitos.

“O acesso à informação é imprescindível para a construção de uma sociedade plural e solidária, capacitada democraticamente a participar dos processos de tomada de decisão estatal em razão de um processo permanente de empoderamento social. Neste sentido, a Cartilha Nacional de Cidadania vem ao encontro das bases do regime democrático. Temas fundamentais, portanto, são objeto de abordagem no material a começar para descrição das relações de poder presentes na República Federativa do Brasil no que se refere aos poderes instituídos e suas funções básicas: Legislativo, Executivo e Judiciário”.