Você sabia...

Por Portal Opinião Pública 25/05/2022 - 12:09 hs
Foto: Divulgação

...que suas chances de ser atingido por um raio são maiores do que ganhar na Mega Sena com uma aposta simples? De acordo com a Caixa Econômica Federal, acertar as seis dezenas sorteadas fazendo apenas uma aposta simples, que permite apostar em apenas seis números (no valor de R$ 4,50), dá ao apostador uma chance em 50.063.860 de sair vitorioso. Isso porque os 60 dígitos permitem mais de 50 milhões de combinações. À título de comparação, as chances de você ser atingido por um raio (uma em um milhão) ou até e ser mordido por um tubarão (uma em dez milhões) são bem maiores.


Revista SUCESSO


...que a Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo? Anualmente, um dos maiores símbolos de Paris e da França recebe cerca de sete milhões de visitantes, sendo 75% deles estrangeiros. A torre, que foi inaugurada em 1889 – e causou muita polêmica na época - fica na região central da cidade luz e possui 324 metros de altura e três níveis. O primeiro pode ser acessado por elevador ou escada, para quem tem disposição de encarar mais de 300 degraus. Já o terceiro nível só pode ser acessado via elevador. É possível comprar ingressos de forma antecipada e evitar filas indesejáveis.


 toureiffel.paris/fr - Reprodução


...que o primeiro videogame doméstico foi lançado em 1972? Chamado Magnavox Odyssey, o console foi idealizado por Ralph Baer, William Harrison e William Rusch e produzido pela Magnavox, subsidiária da Phillips. Apesar de ter tido um bom sucesso em suas vendas, o videogame – descontinuado em 1975 - tinha várias limitações devido a tecnologia recente. Além de funcionar apenas em TVs da mesma marca, o console não reproduzia cores nem sons em seus jogos, além de possuir um catalogo pequeno, de apenas 27 jogos. Ainda assim, o Odyssey foi um passo importante para a criação de um novo mercado, que hoje fatura bilhões.

Reprodução/Portal Memória Brasileira

 

...que o maior avião de carga do mundo, o ucraniano Antonov AN 225, foi destruído recentemente durante os ataques russos à Ucrânia? Construído para atender o antigo programa espacial soviético, o Antonov AN 225 tinha 84 metros de comprimento e 88 metros de envergadura (distância entre as pontas das duas asas), seis motores e 32 rodas em seu trem de pouso. A aeronave havia quebrado diversos recordes da aviação e iria se “aposentar” em 2033. Entretanto, o avião acabou sendo destruído durante um conflito entre as tropas dos dois países no aeroporto de Gostomel, no noroeste de Kiev.


 Antonov Company/Divulgação


...que a distância entre a base e o pico do monte Everest é de 8.848? A montanha faz parte da Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de montanhas localizada na fronteira entre o Nepal e a China e que se estende por outros países vizinhos, como Butão, Índia e Paquistão. O monte recebeu esse nome em 1866 como uma homenagem ao topógrafo geral da Índia, George Everest. Um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, o monte Everest atrai diversos alpinistas e aventureiros, ano após ano, que se arriscam a escalar, ao menos, parte de sua extensão.

Pt.Wikipedia/Reprodução

 

...que o prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, localizado em Dubai? A torre, que possui 828 metros de extensão, 200 níveis e 163 andares, é um dos grandes símbolos da maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. Considerado um dos projetos mais ousados do mundo, o prédio custou a bagatela de US$ 1,5 bilhão e quebrou diversos recordes desde sua inauguração. O Burj Khalifa ainda supera, em quase 100 metros, o Warisan Merdeka Tower, segundo maior prédio do mundo – com 644 metros de altura e 118 andares - recém finalizado em Kuala Lumpur, na Malásia.


Google Earth/Reprodução

 

...que Vênus é o planeta mais quente do sistema solar? Apesar de ser o segundo astro mais próximo do sol, atrás de Mercúrio, Vênus pode chegar a 471 graus Celsius devido a sua densa atmosfera, composta por dióxido de carbono e nuvens de ácido sulfúrico que mantém as altas temperaturas. Aliás, o calor é tão intenso no planeta que seria possível encontrar alguns tipos de metais apenas no estado líquido. Outra característica interessante do planeta é o seu intenso brilho. Esse efeito acontece porque Vênus reflete a luz solar graças a densidade de suas nuvens.

Reprodução