Prefeitura de Mauá realiza ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Por Portal Opinião Pública 26/05/2022 - 10:25 hs
Foto: PMM-Divulgação
Prefeitura de Mauá realiza ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes
Ações de conscientização continuarão a ser executadas até o final deste mês

Denúncias podem ser feitas ao Disque 100 – Direitos Humanos 

Em reforço ao 18 de maio, dia nacional de conscientização e combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Assistência Social, manteve sua programação de atividades para promover a conscientização da sociedade e a prevenção dessa violência.

As ações são desenvolvidas em instituições parceiras e, principalmente, nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade. As famílias que participam do 'Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos', programa voltado para a comunidade em situação de vulnerabilidade social, são o público-alvo.

Os participantes são divididos conforme a idade. As palestras e atividades abordam a questão de maneira adequada a cada faixa etária. O intuito do trabalho é difundir informação e, assim, prevenir a ocorrência de crimes que envolvam abuso e exploração sexual infantil.

O conteúdo e o desempenho das atividades são desenvolvidos por equipes multidisciplinares da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

No dia 18 de maio, a ação foi realizada no Recanto Tia Célia e nos CRASs Zaíra e Oratório. Nesta quarta-feira (25), as atividades ocorreram no CRAS Feital em dois períodos: 10h e 15h. Na quinta-feira (26), o evento foi realizado no CRAS Macuco. Já na segunda-feira (30), a ação ocorrerá na Chácara das Flores, a partir das 10h.

Quem tiver conhecimento ou suspeita de que alguma criança ou adolescente sofreu ou passa por situações de exploração sexual deve denunciar o caso por meio de um dos seguintes canais: Disque 100 (Direitos Humanos), 4512-7731 (CREAS Mauá) ou 4512-7725 e 4513-7555 (Conselho Tutelar de Mauá).