Mauá e municípios do Grande ABC começam a aplicar terceira dose contra Covid em adolescentes

Por Portal Opinião Pública 02/06/2022 - 09:25 hs
Foto: PMM-Divulgação
Mauá e municípios do Grande ABC começam a aplicar terceira dose contra Covid em adolescentes
Aplicação da terceira dose em adolescentes está sendo realizada em todas as UBSs de Mauá

Mauá e as demais cidades do Grande ABC iniciaram nesta segunda-feira (30), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos que tenham recebido a segunda há, no mínimo, quatro meses. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde, divulgada em nota técnica publicada na última sexta-feira (27).

Em Mauá, a aplicação das doses ocorrerá em 20 das 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta, das 9h às 16h. Já nas unidades do Jardim Flórida, da Vila Magini e do Jardim Zaíra 2, o horário de atendimento é estendido a todos até às 20h.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, serão ministrados os imunizantes da Pfizer e a CoronaVac para o esquema vacinal deste público. As duas vacinas são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a Prefeitura de Mauá, a Secretaria Estadual da Saúde informou que enviará mais imunizantes à cidade a partir do início da semana para reforçar o estoque e atender a esse público. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.

Desde janeiro de 2021, os sete municípios já aplicaram mais de 6,4 milhões de doses de imunizantes. Deste total, 2,4 milhões correspondem à primeira dose, o que corresponde a aproximadamente 88% da população das sete cidades. Por sua vez, a população com esquema vacinal completo supera 2,2 milhões de pessoas, equivalente a cerca de 80% dos habitantes do Grande ABC, e mais de 1,7 milhão receberam dose de reforço, ou 62%. Os números incluem a vacinação de adultos, adolescentes e crianças. Os dados são das secretarias municipais de Saúde, da Fundação Seade e da plataforma Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo, compilados pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC.