Em situações opostas, Mauá FC e Grêmio Mauaense empatam dérbi municipal

Por Portal Opinião Pública 15/06/2022 - 09:33 hs
Foto: Reprodução / Facebook Mauá FC

O Mauá FC e o Grêmio Mauaense empataram, pelo placar de 1x1, o segundo dérbi da temporada, válido pela Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A partida, disputada sábado (11) no Estádio Municipal Pedro Benedetti, foi bastante equilibrada e acabou sendo decidida apenas nos minutos finais.

As duas equipes foram a campo em situações opostas na competição. Líder do grupo 6, o Mauá FC vinha de vitória, fora de casa, por 2x1 diante do Ecus Suzano e poderia encaminhar sua classificação à segunda fase do torneio com mais uma vitória diante do rival. Já o Grêmio, que no fim de semana anterior havia perdido por 3x1, em casa, para o Jabaquara, lutava pelos três pontos que lhe aproximaria da zona de classificação.

A partida começou bastante estudada e brigada no meio-campo, com as duas equipes correndo poucos riscos. A primeira boa chance foi do Mauaense, com Robinho, que teve um chute bloqueado dentro da área, aos 11 minutos. A partida seguiu travada, com as duas equipes tentando criar chances claras a partir de bolas paradas. Em uma delas, o Mauá FC levou perigo com Pablo, que aproveitou levantamento da intermediária e cabeceou para o gol, aos 19. A bola desviou na zaga e saiu em escanteio.

Aos 21 minutos, entretanto, a Locomotiva criou sua principal oportunidade na etapa inicial. O atacante Robinho puxou contra-ataque pela esquerda, mas sem opções, recuou a bola para Christian, que cruzou para a área. A bola encontrou o atacante Giovanny, que dominou e deu um corte seco no lateral Lucas e acabou sendo derrubado pelo camisa 6. Pênalti para o Mauaense, convertido pelo próprio Giovanny, que bateu firme, deslocando o goleiro Toribes, aos 23 minutos.

Em vantagem no marcador, o Grêmio Mauaense passou a se defender mais, enquanto o Mauá FC levava pouco perigo no restante da primeira etapa. Na volta do intervalo, a postura do Índio mudou e a equipe passou a buscar o empate com maior ímpeto, ao passo que a Locomotiva tentava proteger a vitória parcial e levar perigo em lances de contra-ataque.

Aos 20 minutos, o Mauá teve uma excelente oportunidade para igualar o placar. Após disputa pelo lado direito, a zaga da Locomotiva não conseguiu afastar a bola, que sobrou para o lateral Uinatan, que cruzou na área, buscando o meia Breno. De cabeça, o lateral Matheus afastou, mas a bola voltou para o Índio, com Matheus Pereira que chutou para o gol. A bola novamente foi bloqueada, mas caiu na entrada da área com Felipe, que tocou para Breno ajeitar e chutar rasteiro. Contudo, o zagueiro Nicolas estava atento e bloqueou o chute, evitando o gol de empate.

Cinco minutos depois, o Mauaense perdeu a chance de ampliar, com Léo Moreno, que aproveitou uma falha da zaga para sair cara a cara com o goleiro Toribes. Porém, na hora de finalizar, o camisa 7 acabou chutando em cima do arqueiro do Índio, desperdiçando a melhor oportunidade da Locomotiva na etapa final.

O Mauá FC seguiu pressionando e chegou ao empate já nos minutos finais. Depois de um chutão para o ataque, Breno dominou perto da grande área e deu um belo passe para Felipe que dominou de frente para o goleiro Rossi e bateu firme para igualar o placar, dando números finais ao encontro.

Com o resultado, o Mauá FC manteve a liderança do grupo 6 com 15 pontos, restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase. Já o Grêmio Mauaense ocupa o quinto lugar, com 10. Na próxima rodada, o Índio vai ao litoral, no sábado (18), enfrentar o vice-líder Jabaquara de olho na classificação para o mata-mata, que virá em caso de uma vitória. Já a Locomotiva recebe o Colorado Caieiras, no domingo (19), e precisa vencer para continuar a ter chances de avançar no campeonato.